Paper livro " a auto-estima de seu filho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A obra “A auto-estima de seu filho” da autora Dorothy Corkille Briggs apresenta em suas 211 paginas uma nova maneira de ver o desenvolvimento da criança considerando seu desenvolvimento e comportamento mostrando como criar a auto-estima de uma criança passo a passo. Esta obra é resultante dos 25 anos de trabalho em psicologia e educação, bem como da experiência de mãe da autora.
Antesde ser pais já temos idéia de como educar os filhos, mas por muitos motivos não aconteça da forma que pensamos e isto pode levar-nos a perder a confiança em nós mesmos como pais. Mas mesmo assim continuamos a sonhar com aquilo que nosso filho pode se tornar. Como transformar esse sonho em realidade?
A auto-estima é um sentimento calmo de auto-respeito, um sentimento do próprio valor. Naverdade, a auto-estima é a mola que impulsiona a criança para o êxito ou fracasso como ser humano. Todas as crianças te as mesmas necessidades psicológicas de se sentir amada e digna. Os pais sabem o quanto amam seus filhos, mas será que sabem se eles se sentem amados?
Pois há uma grande diferença entre ser amado e se sentir amado. Desta forma o mais importante é compreender que é osentimento da criança sobre ser ou não ser amada que afeta a maneira pela qual ela irá se desenvolver.
A auto-estima se forma de acordo com a qualidade das relações entre a criança e aqueles que desempenham papel significativo em sua vida. Toda criança nasce com potencial de saúde psicológica. O desenvolvimento desse potencial irá depender do clima psicológico em que ela vive. Para sabermos seela está se desenvolvendo num clima saudável devemos compreender como é desenvolvida a auto-estima, como a visão que a criança tem de si mesma afeta o seu comportamento; qual o preço pago pela criança quando sua auto-estima é baixa e o que é possível fazer para estimular a auto-estima.
Uma vez compreendidos o processo pelo qual a auto-estima surge, precisamos conhecer os ingredientesespecíficos que permitem à criança concluir: “eu posso ser amada”. Quando trabalhamos com uma criança, em sua escolha psicológica, contribuímos para que ela sinta o seu valor.
A compreensão das coisas que atingem nossos filhos nos proporciona um instrumento para verificar o clima que lhe oferecemos: o que pode detectar áreas que precisam ser mudadas. Não podemos desconhecer, ou ignorar, acaracterística mais importante da criança – seu grau de auto-respeito.
Toda criança nasce sem um senso do eu. Todas elas têm de aprender a ser humanas. O senso da individualidade, ou personalidade, não é instintivo.é uma realização social, aprendida na convivência com os outros. Desde bebê a criança começa a criar as bases de um a futura visão positiva do eu, isso depende do grau dereceptividade carinhosa que proporcionamos a ela como a atenção, sorrisos, carinhos, canções e conversas com ele. Se os momentos de prazer forem mais freqüentes, a criança recebera a mensagem. Antes mesmo de aprender o significado da linguagem a criança já recolhe milhares de impressões sobre si mesma que lhe são transmitidas pela linguagem corporal dos outros. Quando a criança passa a compreender aspalavras começa a se descobrir como pessoa um novo caminho, pois as palavras têm poder. Elas podem destruir ou fortalecer seu auto-respeito. Mas as palavras devem corresponder a sentimentos autênticos.a auto-estima não vem do fato de se enganar a criança, na verdade, nada poderia ser pior. A menos que as palavras e as atitudes se harmonizem, as crianças percebem a discrepância. A auto-estima elevada,portanto , resulta dos reflexos positivos que cercam a criança. Não basta dizer a criança que ela é especial. A experiência é que importa. Ela fala mais alto do que as palavras.
Os pais são como espelhos as crianças, os reflexos sobre si mesmos vistos através dos pais, constituem suas primeiras experiências. Portanto o que os pais falam para as crianças a respeito delas é a verdade, mas...
tracking img