Paper do estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PAPER DO ESTÁGIO-DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS I

Paola
Pedagogia (ped0253) – Estágio I
12/05/12

RESUMO
Algumas características de alunos com o Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade, dificuldade de prestar atenção na aula distrair-se facilmente e fica com a mente vagando pelo “mundo da lua” quando o professor esta falando, pouca paciência para estudar e fazer os deveres, agitação,inquietude e uma capacidade incrível de fazer milhões de coisas ao mesmo tempo. O objetivo do estágio era observar aulas das disciplinas pedagógicas no Magistério e saber como os adolescentes com TDAH se comportam em sala de aula, quais os métodos usados para a avaliação de alunos com TDAH. Muitos professores estão sobre carregados e não conseguem lidar com o assunto. Na verdade, estas sãolimitações impostas pelo transtorno, que se não for corretamente diagnosticado e tratado, atrapalha tanto a vida dos pais quanto a dos filhos. O diagnóstico é menos comum nas meninas. Consequentemente a escola deve ter um acompanhamento diferenciado para alunos portadores do TDAH, com a pedagoga, psicopedagoga, pais e professore e toda a coordenação da escola. Deve ser feito um trabalho individualmente comcada aluno da escola que tenha o TDAH.

Palavras-chave: Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, comportamento, diagnóstico.

1 INTRODUÇÃO

O tema abordado é Inclusão e a avaliação de adolescentes com TDAH no ensino médio, objetivo é saber como os professores e a coordenação pedagógica fazem a inclusão e a avaliação de alunos com TDAH, quais são os métodos usados para fazer aavaliação desses alunos.
Até poucos anos atrás acreditava-se que os sintomas do TDAH desapareciam após a adolescência. Estudos mais recentes vieram comprovar que, as características desse transtorno persistem na adolescência e chegam até a idade adulta, perturbando em maior ou menor grau por toda vida.
Sabendo dessas dificuldades dos alunos com TDAH, os profissionais das escolas devem oferecer meiosde avaliação diferentes dos outros alunos, pois o aluno com TDAH precisará de mais atenção, mais tempo para fazer um trabalho, o professor terá que ter mais paciência para trabalhar com essa criança ou adolescente, pois apresentam problemas de recuperação de memória e velocidade perceptual-motora que seus colegas impulsivos-hiperativos.

Visitamos a escola Instituto de Educação na Avenida OsvaldoAranha, observamos uma turma de Ensino Médio de Magistério durante 8 horas.
Entrevistamos professora Janaina e a Psicopedagoga da escola, fazendo de 8 a 10 perguntas sobre a área de concentração escolhida. A psicopedagoga explicou como é feita uma avaliação de alunos que tem Transtorno de déficit de atenção.
Observamos a aula da professora Janaina de Didática Geral, essa turma possui 20 alunos,uma mulher com Síndrome de Down , e uma com Hiperatividade que toma medicação, essas alunas são muito agitadas se distraem facilmente.
A professora Janaina é formada em pedagogia e tem pós em psicopedagogia; trabalhou 18 anos na Educação Infantil e 10 anos como professora do curso normal (magistério); Seu planejamento é dividido em 3, o plano de estudos, planejamento semestral e o planejamentodiário; autores que usa como base são Piaget, Vigotsy, Pestalozzi.
Levamos uma ficha de identificação para os alunos, e a partir desta ficha percebemos que a maioria dos alunos tem filhos e não trabalha, e poucos estão fazendo curso superior.
O Instituto de Educação é uma escola muito ampla, possui quadras de futebol e de vôlei; capela; biblioteca; cozinha; a qualidade do espaço físico é boaporem é um prédio bem antigo.
O Instituto de Educação General Flores da cunha é a mais antiga escola de grau médio de Porto Alegre. Criada como Escola Normal da Província em 5/4/1869, foi instalada a 1º de maio do mesmo ano, com a finalidade de formar professores para o ensino primário. Desde o princípio, recebeu crescido número de alunos de ambos os sexos, concorrendo decisivamente para...
tracking img