Paper de ciencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1770 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS


Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (ped0369) – Prática do Módulo V


RESUMO

Averiguando que o ensino de Ciências Naturais passou por mudanças em sua estrutura curricular, e hoje tem concepções mais reflexivas sobre o papel da ciência em nosso cotidiano, pois o ser humano depende dos recursos que o meio ambientedispõe para a própria sobrevivência. E a conscientização pela preservação é de extrema importância nos dias atuais. Assim, a escola vem com o intuito de conscientizar, dentro do currículo de Ciências Naturais os alunos têm essa possibilidade, de adquirir um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo.Sendo assim, dado à importância do estudo e da necessidade de conscientização da sociedade. Não se pode pensar no ensino de Ciências como um ensino preparatório, voltado para uma aprendizagem efetiva em um momento futuro. A criança não é cidadã do futuro, mas já é cidadã hoje, e, nesse sentido, conhecer ciência é ampliar a sua possibilidade presente de participação social e viabilizar suacapacidade plena de participação social no futuro.

Palavras-chave: Ciências Naturais; Importância; Participação social.


1 INTRODUÇÃO


A importância do ensino de Ciências Naturais em todos os níveis de escolaridade tem sido objeto de discussão em diversos trabalhos desenvolvidos no contexto brasileiro. A investigação do mundo natural e a descoberta de suas leis sempre foram atividadesfundamentais do ser humano. Mostrar a Ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo, é a meta que se propõe para o ensino da área na escola fundamental, e consequentemente nos anos seguintes de formação escolar. A apropriação de seus conceitos e procedimentos pode contribuir para oquestionamento do que se vê e ouve, para a ampliação das explicações acerca dos fenômenos da natureza, para a compreensão de como intervir na natureza e de utilizar seus recursos, para a compreensão dos recursos tecnológicos que realizam essas mediações, para a reflexão sobre questões éticas envolvidas nas relações entre Ciência, Sociedade e Tecnologia.
Dentro dessa perspectiva, este trabalho pretendeapresentar não apenas a importância do estudo das ciências naturais e seus objetivos, mas também as considerações sobre como ensinar em ciências naturais e o ensino da mesma conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN.


2 DESENVOLVIMENTO

O currículo do ensino de Ciências tem uma relação muito estreita com o desenvolvimento científico e tecnológico do país ou da região. As propostas dereformulação dos currículos acompanham as concepções e produções científicas. No Brasil, ensino de Ciências foi estabelecido no século XX, principalmente, a partir da década de 60.
Nas décadas de 20 e 30, o currículo do ensino de Ciências Naturais, era organizado como um conjunto de verdades clássicas, como uma coleção de conceitos e definições transmitidos aos alunos pelo professor, formando,assim, alunos receptivos e acríticos. O paradigma iluminista e antropocêntrico da ciência moderna exercia forte influência sobre a educação das Ciências.
Na década de 50, os conteúdos eram transmitidos sob a forma de atividades, em que os alunos deveriam obter conhecimento para tornarem-se indivíduos com uma certa autonomia intelectual. Na década seguinte, adota-se o método científico nametodologia do ensino de Ciências, suscitando a organização dos conteúdos sob a forma de atividades problema, que eram capazes de solucionar qualquer questão da existência humana. O método científico, além de ser página de abertura dos livros de Ciências, era também a cartilha nos laboratórios.
O regime militar dos anos 60 facilita a implantação de projetos com ênfase no método científico e com a...
tracking img