Paper as vantagens de ser invisívil e a adolescência

1379 palavras 6 páginas
Os Adolescentes e o “Adolescer”

A puberdade é uma consequência natural do desenvolvimento humano, um evento físico com limites de início e término bem definidos. Esse evento tem início no hipotálamo, uma pequena região do cérebro, que começa a produzir substâncias que ativam a hipófise que, por sua vez, envia hormônios estimulantes aos ovários da mulher e aos testículos do homem, iniciando a produção e liberação dos óvulos e espermatozoides.
Além disso, a liberação dos hormônios sexuais gera inúmeras transformações no corpo do adolescente. Em resumo, a puberdade é o evento que capacita homens e mulheres para gerarem novas vidas. A partir das mudanças corporais, é iniciado um processo lento e progressivo de desenvolvimento psíquico denominado adolescência.
Tanto as modificações corporais incontroláveis quanto os imperativos do mundo externo, que exigem do adolescente novos padrões de convivência, são tidos, a priori, como invasivos e hostis aos adolescentes. O adolescente, como forma de se defender desses eventos, retém muitas de suas conquistas infantis, ainda que existam o prazer e a vontade de alcançar um novo status social. Dessa forma, nem todas as pessoas vivenciam a adolescência, assim como nem todas se tornam jovens adultos, com a mesma idade. É por isso que educadores e pais insistem em dizer que esta é a etapa mais difícil na vida de uma pessoa. Contudo, quando se compreende o que está acontecendo, o posicionamento torna-se outro e facilita o relacionamento adulto x adolescente.
É possível observar na adolescência a elaboração de três lutos fundamentais:
A) pelo corpo infantil;
B) pela identidade e papel infantil;
C) pelos pais da infância.
O adolescente vive em uma busca e construção constante de sua identidade (Quem sou eu?), de sua independência (Ninguém manda em mim!) e de sua importância afetiva (Alguém me ama?). Trata-se de um verdadeiro estado caótico que, aos poucos, vai sendo substituído pelo juízo de realidade, mediante a elaboração dos

Relacionados