Papel do frofissional de farmacia nos dias de hoje

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biologia e Controle da Escabiose
Sarcoptidae - scabiei
Introdução
A escabiose foi uma das primeiras doenças humanas que teve sua causa conhecida; é uma doença contagiosa humana e de outros animais. Existem várias espécies de Acari responsáveis por sarnas animais, pertencente a diferentes famílias. Já no homem apenas uma espécie – Sarcoptes scabiei – provoca tal lesão, conhecida comosarna sarcóptica ou escabiose. Antigamente, essa sarna era muito comum entre a população; posteriormente, com o advento de medicamentos mais eficazes e higiene mais apropriada, ela tornou-se rara. Entretanto, a partir da década 70, elevou-se o número de pessoas apresentando esse parasito. Parece que as principais razões foram o aumento da população, facilitando o maior contato em ambientes coletivos(ônibus, por exemplo), promiscuidade sexual e mudança no comportamento humano em geral.
Na subordem Sarcoptiformes encontramos algumas espécies do Acari muito importante na parasitologia humana e veterinária. Caraterizam-se por possuírem cutícula delgada sem estigmas respiratórios; qulíceras em geral em forma de tesoura, com fortes chelae; palpos simples; macho normalmente com ventosascopuladoras. As famílias mais importantes são;
- Sarcoptidae, com a espécie Sarcoptes, agente da sarna;
- Pyroglyphidae, com a espécie Demartophagoides farinae, responsável por manifestações alérgicas do aparelho respiratório.
Morfologia
Possui o corpo globoso, medindo cerca de 400microgramas de comprimento por 300 microgramas de largura; pernas curtas, sem garras. A cutícula é marcada por estriasfinas, frequentemente interrompidas por áreas com cerdas finas e flexíveis, espinhos curtos e robustos e escamas de forma triangular que são características do gênero.
Sarcoptidae
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Acari
Subordem: Sarcoptidae; Pyroglyphidae
Gênero: Sarcoptes
Espécie: Sarcoptes scabieiScabies Pictu

www.dpd.cdc.gov/dpdx
This is a Sarcoptes scabiei var. Esta é uma Sarcoptes scabiei var. hominis or “itch mite”, often associated with the transmission of human scabies. hominis ou "ácaro coceira", muitas vezes associada com a transmissão da sarna humana. Scabies is a highly contagious infestation ofthe skin caused by a mite affecting humans and animals. A escabiose é uma infestação altamente contagiosa da pele causada por um ácaro que afeta seres humanos e animais. Scabies is usually transmitted by intimate interpersonal contact, often sexual in nature, but transmission through casual contact can occur. A sarna é geralmente transmitida por contato interpessoal íntimo, muitas vezes denatureza sexual, mas a transmissão através do contato casual pode ocorrer.
Biologia
A sarna de um hospedeiro não passa para outro, quando, por exemplo, o homem manuseia um cão com sarna escabiosa, pode adquirir um parasito frusto, curando-se espontaneamente em alguns dias.
Os adultos perfuram túneis ou galerias na epiderme, principalmente na região interdigitas, mãos, punho, cotovelos, axilas evirilhas; podem também localizar-se nas nádegas, genitálias extremos, seios costas e pernas. As fêmeas que já copularam penetram na epiderme e começam a fazer túneis ou galerias e não deixando atrás de si um rastro de ovos. Ovipõem três a quatros ovos por dia, num total de 40 a 50 durante toda a sua vida (três a quatro semanas aproximadamente).
O período de incubação dura de três a cinco dias, quandoeclodem as larvas hexápodas. Estas permanecem nas galerias ou saem para a superfície da pele, onde ficam nas crostas que recobrem as galerias. Em um desses pontos elas se alimentam, sofrem mudas e transformam-se em ninfas octópodas; oito a dez dias transformam-se em machos e fêmeas. Ocorre a cúpula e as fêmeas iniciam novas galerias e túneis. O ciclo do ovo, até fêmeas grávidas, demora cerca de...
tracking img