Metalografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
METALOGRÁFICA

Vinicius de Oliveira Coelho*¹; Julio Cesar da Silva¹.
¹Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Joinville

1. Introdução


O aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, com percentagens do mesmo variando entre 0,008% a 2,11%. Existe uma pequena diferença do ferro fundido, que apresenta os mesmos componentes, mas com um teor de carbonoentre 2,11% a 6,67%. Pode se dizer que uma das diferenças entre o aço e o ferro fundido é devido à ductibilidade, do aço o mesmo é facilmente deformado por forja, laminação e extrusão enquanto o ferro fundido é muito frágil devido o processo de fundição.
O aço carbono é a composição da liga metálica do aço e influencia em seu nível de resistência mecânica. O carbono é o principal elementoendurecedor do aço. Outros elementos, como o manganês, Silício, Fósforo e Enxofre, participam ao mesmo tempo do ajuste do nível de resistência do mesmo. Assim com a quantidade de carbono identificado em seu corpo de prova pode se ter uma classificação: baixo teor carbono, médio teor carbono e alto teor carbono.
Para os aços de baixo teor de carbono que tem 0,6% C possuem propriedades tendo baixaconformabilidade e tenacidade, alta dureza e elevada resistência ao desgaste, além de quando temperados são frágeis.
Ao submeter um pedaço de aço aos processos exatos no laboratório podem-se obter suas especificidades. Seguem os processos: embutimento, lixamento, ataque, secagem e análise do corpo de prova no microscópio. Assim, conhecendo melhor o material, é possível destinar adequadamente o campo deaplicação.

2. Parte Experimental

Para realizar o experimento metalográfico foram necessários os seguintes materiais: Lixa (100, 220, 240, 400, 600, 800 e 1200), uma amostra de (aço, ferro, ou alumínio), pedaço de cano, material disponibilizado pelo laboratório para embutimento da amostra, ácido Nital (para realizar o ataque na amostra), álcool e algodão juntamente com um secador (paraobter a secagem), a mesa de lixamento, máquina de polimento (necessária à utilização de um abrasivo, que neste caso é a Alumina) e por ultimo o microscópio (para que possa ser feita a analise da peça e dizer qual é o material e sua classificação). Que no caso o material identificado neste trabalho foi o Aço de baixo teor de carbono.

3. Apresentação dos resultados

Primeiramente foi retirada umaamostra de um aço não identificado, previamente cortada e desbastada com uma das faces sobre a bancada. Logo após foi embutida em um cano de PVC com uma resina preparada (por uma medida da parte menos viscosa para 10 medidas da parte mais viscosa), a qual foi despejada sobre a amostra e deixada por um tempo para obter o processo de cura. Esse processo deixa o corpo de prova fixo dentro do PVC(conforme mostrado na figura 5), onde é possível manusea-lo melhor para que possa se realizado os passos seguintes.
Em seguida, foi realizado o processo de lixamento (conforme na figura 1), onde a cada mudança de granulometria é necessário rotacionar a amostra em 90º, podendo somente mudar a lixa depois que conseguir observar no microscópio que não houve mais nenhum risco naquela direção na amostra,observado na figura 6. Realizado o lixamento em todas as lixas foi iniciado o polimento, utilizando a mesma maneira que o lixamento da granulometria. Foi necessária a utilização de um abrasivo que neste caso foi a Alumina, não esquecendo da água que fica gotejando em cima do pano do polidor para facilitar o processo, conforme mostrado na figura 2. No polimento, observamos que a peça fica maisexposta a corrosão, é mais fácil à observação de impurezas e pigmentos de carbono, conforme observado na figura 7.
Assim, após o polimento foi executado o processo de secagem, onde se consegue verificar se há existência de riscos na amostra. Para realizar esse processo de secagem foram necessários algodão e álcool, fazendo uma inclinação da peça em frente ao soprador térmico (conforme na figura...
tracking img