Papagaio Verdadeiro

Páginas: 5 (1057 palavras) Publicado: 5 de abril de 2014
Cuidados:
Banho: Os pássaros gostam de tomar pequenos banhos para cumprir a higiene e brincar. Assim, durante os dias quentes, deixe pela parte da manhã dentro da gaiola uma pequena e rasa vasilha (em que caiba o pássaro) com água e o deixe secar por conta própria.


Sono: As aves necessitam de 10 a 12 horas de sono diários em local escuro, sem barulho e sem movimento. Se não houver umaposento assim na casa, coloque a gaiola coberta com tecido escuro em um local sem a presença humana, televisão ligada ou outra perturbação. Apague a luz do local e deixe a ave descansar. Não feche completamente a gaiola de modo a não permitir ventilação. Evite lugares úmidos ou com corrente de vento. A falta de sono leva a ave ao estresse, podendo apresentar doenças e comportamentos alterados.Gaiola: Deve ter espaço sufiente para que o pássaro tenha espaço para voar e se exercitar. A gaiola deve ser posta londe de locais muito movimentados, umidos ou que tenha correntes de ar. Poleiros deverão ser limpos quinzenalmente e precisam estar bem secos.

Corte das Penas: É recomendável cortar as penas de uma das asas para garantir que a ave não fuja ou se machuque no interior da residência. Opropósito de cortar as penas é evitar que seu papagaio consiga voar longas distâncias e não incapacitá-lo completamente ao vôo. Uma ave que tenha as penas das asas cortadas incorretamente poderá ferir-se gravemente ao despencar de poleiros altos.


Zoonoses:
A zoonose de maior preocupação para pessoas que mantêm psitacídeos em casa é a clamidiose, doença também conhecida por psitacose ouornitose. É causada pelo microorganismo Chlamydiophila psittaci. Causa pneumonia no homem, sendo os sintomas mais comuns tremores, tosse, febre, dor de cabeça, indisposição, náusea, dor no peito e vômito. O tratamento tanto das aves como no homem é feito com antibióticos específicos (doxiciclina).
Outras zoonoses são bactérias causadoras da gastrenterites no homem, como a Salmonella spp, Campylobacterjejuni e Escherichia coli. Os sintomas em humanos são diarréia, dor abdominal, vômito, febre, mal estar e dor de cabeça.
A alveolite alérgica é uma doença respiratória em humanos causada pela hipersensibilidade a antígenos de aves (alérgenos), tais como penas, pó de penas, fezes e sangue. Os sintomas são indisposição, tremores, febre, dores musculares, tosse e respiração curta.

ProblemasComportamentais:

Arrancamento de penas e automutilação: O arrancamento de penas é um problema comum e de difícil solução. As causas do arrancamento de penas são variáveis e podem ser classificadas em causas ambientais, clínicas e psicológicas (ou comportamentais).
As causa ambientais podem ser mudanças no tempo (úmido, seco, calor, frio), pessoas ou animais novos na casa, mudanças no ambiente emque a ave vive, mudança no comportamento do seu dono (ausência na casa, pouco tempo interagindo com a ave, fatores emocionais, etc.), barulho excessivo, movimento anormal no ambiente, animais estranhos nas proximidades. Ambientes úmidos ou secos ou aves com plumagem suja que não têm a oportunidade de banho podem apresentar um zelo exagerado no cuidado das penas, podendo se tornar arrancadoras.
Ascausas clínicas mais comuns são parasitas de pele, parasitas internos (vermes, protozoários), infecções bacterianas ou fúngicas na pele ou nos folículos das penas, alergias, distúrbios hormonais, desnutrição, aspergilose (infecção respiratória fúngica), doenças internas (doenças hepáticas) e mudanças hormonais na época de reprodução (época reprodutiva, presença de caixa-ninho).
As causaspsicológicas ou comportamentais são o estresse, ansiedade, medo, tédio, frustração sexual por não se reproduzir, solidão, falta de atenção do dono, poucas horas de sono, mudança brusca na rotina da ave e outras experiências negativas que levem a ave a se automutilar extraindo ou destruindo suas próprias penas. Aves que querem a atenção do dono podem passar a arrancar as penas como forma de chamar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Papagaio Verdadeiro
  • Papagaio
  • Papagaio
  • papagaios
  • papagaio
  • verdadeiro
  • verdadeiro
  • A viuva e o papagaio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!