Panorama atual dos projetos de mecanismo de desenvolvimento limpo (mdl) no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE POSITIVO
ALESSANDRA KLEIN DO AMARAL DE MOURA

PANORAMA ATUAL DOS PROJETOS DE MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO (MDL) NO BRASIL

CURITIBA
2010
UNIVERSIDADE POSITIVO
ALESSANDRA KLEIN DO AMARAL DE MOURA

PANORAMA ATUAL DOS PROJETOS DE MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO (MDL) NO BRASIL

Artigo Científico apresentado na disciplina de Mudanças Climáticas do curso de MestradoProfissional em Gestão Ambiental, Universidade Positivo (UP).

Professores: Mari Elizabete e Júlio Gomes

CURITIBA
2010
RESUMO

Este trabalho tem como objetivo geral delinear os dados de projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo no Brasil aprovados no termo de resolução nº1 do protocolo de Quioto contidos no Ministério e Ciência e Tecnologia do Brasil, conceituando as ações emtorno MDL e evidenciando as discussões sobre desenvolvimento sustentável, integradas as discussões sobre aquecimento do globo terrestre. Além disso, identificar tipos de alternativas a fim de minimizar os impactos gerados das ações antrópicas por meio das emissões dos gases do efeito estufa GEEs, utilizando a comercialização dos créditos de carbono (RCEs). O artigo evidencia o Brasil como paísinvestidor em projetos em MDL.

Palavras-chave: Mecanismos de Desenvolvimento Limpo- MDL; Projetos aprovados em MDL; Protocolo de Quioto; Desenvolvimento sustentável.

LISTA DE siglas

MDL – MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO
MCT – MINISTÉRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
ONU – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
UNFCCC – United Nations Framework Convention on Climate Change
EA – EDUCAÇÃO AMBIENTALRCEs – REDUÇÕES CERTIFICADAS DE EMISSÕES

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5
1.1 JUSTIFICATIVA 5
1.2 OBJETIVO GERAL 6
2. REVISÃO DE LITERATURA 7
3. METODOLOGIA 14
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 14
5. conSIDERAÇÕES FINAIS 21
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22

1.
INTRODUÇÃO

Com a globalização e o rápido crescimento populacional, ocasionou a destruição e poluição do meio ambiente.
Entreas décadas de 60 e 70, se iniciaram as manifestações em defesa do meio ambiente e teve como marco a publicação do livro “Primavera Silenciosa”, em 1962, da americana Raquel Carson, o qual teve repercussão no mundo inteiro e estimulou diversos movimentos ambientalistas e a Organização das Nações Unidas (ONU), que passou a realizar eventos internacionais que abordaram a questão da preservação e daeducação ambiental. (QUINTINO, 2006).     
Desse modo, cresceu as preocupações em todo o mundo pelos impactos causados pelo desenvolvimento econômico e em especial o meio ambiente. Em relação aos impactos é possível citar: o acúmulo de resíduos sólidos, mau uso da terra e a poluição do ar e da água.
Em busca de soluções para esses impactos causados por atividades antrópicas, ações têm sidopropostas a fim de minimizar esses impactos. Por meio de criação e discussões de projetos e Mecanismos de Desenvolvimento Limpo, discussões sobre desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas.

1.1 JUSTIFICATIVA

É importante a compreensão da concepção de um projeto de MDL, integrada aos itens de maior relevância para aprovação do mesmo. Ao levantar os dados estatísticos dos projetosde MDL no Brasil é possível analisar os perfis das empresas e países que investem nesses projetos, além de identificar os tipos, estados e períodos de maior relevância.

1.2 OBJETIVO GERAL

Delinear os dados de projetos de MDL no Brasil aprovados no termo de resolução nº1 do protocolo de Quioto contidos no Ministério e Ciência e Tecnologia do Brasil.

2. REVISÃO DE LITERATURAA globalização, juntamente com os avanços tecnológicos e o rápido crescimento populacional, ocasionaram a destruição e poluição do meio ambiente (FIGUEIREDO, 1994).
Estima-se que a população mundial chegará há 11 bilhões até o ano de 2100. (JAMES, 2003). Em consequência disso, o mundo sofre com o modelo de desenvolvimento seguido por diversos países, os quais têm gerado uma serie de impactos...
tracking img