Panoptismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Panoptismo

Eis as medidas que se fazia necessárias, segundo um regulamento do fim do século XVII, quando se declarava a peste numa cidade .
Em primeiro lugar, um policiamento especial escrito: fechamento, claro, da cidade e da ‘’terra’’, proibição de sair sob pena de morte, fim de todos os animais errantes; divisão da cidade em quarteirões diversos onde se o poder de um intendente. Ècolocado sob a autoridade de um sindico; ele a vigia; se a deixar, será punido de morte, ordenam-se todos que se fechem em suas casas. O próprio síndico vem fechar, por fora, a porta de cada casa; independente de quarteirões, conserva ate o fim da quarentena. Cada família terá feito suas provisões; mas para o vinho e o pão, se terá preparado entre rua e o interior das casas pequenos canais de madeira,que permite fazer chegar a cada um sua ração, para a carne, o peixe a as verduras , utilizam-se roldanas e cestas. Só circulam os intendentes, os síndicos, os soldados da guarda.
O olhar esta alerta em toda parte: ‘’ Um corpo de milícia considerável , comandado por bons oficiais e gente de bem ‘’, corpos de guarda nas portas , na prefeitura e em todos os bairros para tornar mais pronta aobediência do povo.
Todos os dias , o intendente visita o quarteirão de que esta encarregado, verifica se os síndicos cumprem suas tarefas, se os habitantes tem queixas; eles “ eles fiscalizam seus atos’’. O sindico passa na rua para diante de casa , manda colocar todos os moradores as janelas chama cada um por seu nome , informa-se se do estado de todos , um por um . Se alguém não se apresentar a janela,o sindico deve perguntar a razão: ‘’ Ele assim descobrira facilmente se escondem mortos ou doentes ‘’.
Essa vigilância se apóia num sistema de registro permanente: relatórios dos síndicos aos intendentes, dos intendentes aos almotacés ou ao prefeito.No começo da ‘’apuração’’ se estabelece o papel de todos os habitantes presentes na cidade um por um; nela se anotam ‘’ o nome, a idade, o sexo,sem exceção de condição’’, um exemplar para o intendente do quarteirão.Tudo o que é observado durante as visitas, mortes, doenças, reclamações, irregularidades, é anotado e transmitido aos intendentes e magistrados.Tem o controle dos cuidados médicos; e um médico responsável; nenhum outro médico pode cuidar, nenhum boticário preparar os remédios.
O registro do patológico deve ser constante ecentralizado. A relação de cada um com sua doença e sua morte passa pelas instâncias do poder, pelo registro que delas é feito, pela decisões que elas tomam.
Cinco ou seis dias depois do começo da quarentena procede-se á purificação das casas , uma por uma. Manda-se sair todos os moradores; em cada cômodo levantam-se ou penduram-se ‘’ os móveis e as mercadorias ‘’, espalha-se perfume; ele é queimadodepois de bem fechadas as janelas, as portas e até os buracos de fechaduras que se enche de cera. Finalmente fecha-se a casa inteira enquanto se consome o perfume; como na entrada, revistam-se os perfumadores ‘’ na presença dos moradores da casa, para ver se eles não tem a saída qualquer que não tivessem ao entrar’’. Quatro horas depois , os moradores podem entrar em casa.
Esse especo é fechado,recordado, vigiado em todos os seus pontos, onde os indivíduos estão inseridos num lugar fixo, todos os acontecimentos são registrados, de um trabalho ininterrupto de escrita liga o centro e a prefeitura, o poder é exercido sem divisão, segundo uma figura hierárquica contínua, onde cada individuo é constantemente localizado, examinado e distribuídos entre os vivos.A ordem responde a peste; ela temcomo função desfazer todas as confusões: a da doença que se transmite quando os corpos se misturam; a do mal que se multiplica quando o medo e a morte desfazem as proibições. Contra a peste que é misturada, a disciplina faz valer seu poder que é de análise. Houve em torno da peste uma função literária da festa: as leis suspensas, os interditos levantados, os indivíduos que se desmascaram, que...
tracking img