Panoptismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR REINALDO RAMOS – CESREI
FACULDADE REINALDO RAMOS – FARR
CURSO: DIREITO
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA GERAL
PROFESSOR: RICARDO MENDONÇA

INGRID SOARES VIEIRAVIGIAR E PUNIR (Michel Foucault)
Cap. III - PANOPTISMO

Campina Grande – PB
Setembro/2011
Exercício

1 – O que caracteriza o panóptico?
O panóptico de Jeremy Bentham é uma composiçãoarquitetônica de cunho coercitivo e disciplinatório: possui o formato de um anel onde fica a construção à periferia, dividida em celas tendo ao centro uma torre com duas vastas janelas que se abrem ao seuinterior e outra única para o exterior permitindo que a luz atravesse a cela de lado...” (Michel Foucault - Micro-Física do Poder)
O panóptico é um modelo de vigilância e controle idealizado porBentham com o objetivo de disciplinar, ajudando a dar visibilidade à intimidade e a produzir o olhar normatizador do indivíduo sobre o próprio indivíduo. É também uma estratégia pensada para um sistemapenitenciário que poderia ser concebido também em outras instituições e que contribui para o amadurecimento de um poder pautado pela disciplina.
O panóptico caracteriza-se por sua riquezainterdisciplinar, onde um dispositivo de vigilância que prevê que os vigiados devem de modo evolutivo e inconsciente, comportar-se como se fossem analisados, mesmo que isso não esteja ocorrendo.

2 – O que ésociedade disciplinar?
Segundo Foucault, sociedade disciplinar é uma série de dispositivos disciplinares que acionam mecanismos de poder através de espaços de enclausuramento e técnicas devigilância. Estes espaços em reciprocidade com a vigilância constituem formas fixas e implementações econômico-políticas. Na sociedade disciplinar os corpos são docilizados tornando-se exploráveis economicamentee impotentes politicamente.
É uma organização fundamentada nos grandes meios de confinamento em diversas instituições como família, escola, fábrica, hospital e, principalmente em prisões. O...
tracking img