PAMPAMPAMPAMPANDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

305 palavras 2 páginas
A água está acabando?

“O acesso a fontes de água confiáveis, saudáveis e suficientes é um requisito fundamental para a sobrevivência, o bem-estar e o desenvolvimento socioeconômico de toda a humanidade. Continuamos agindo como se a água doce fosse um recurso inesgotável. Mas não é.” — Kofi Annan, Secretário-geral Das Nações Unidas

Eu pesquisei sobre o assunto e fiquei sabendo que o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, alertou que até 2030 quase da metade da população global terá problemas de abastecimento, isso vai acontecer porque, daqui a 17 anos, a demanda por água vai superar a oferta em mais de 40%. Ele falou, ainda que com mudança climática as necessidades das populações crescem e prosperam, os governos terão de trabalhar juntos para proteger essa fonte natural.
Diante da escassez de chuvas, o racionamento de água já é uma realidade em pelo menos 142 cidades do Brasil, em outros 47 municípios, a situação é ainda mais crítica, ao todo são 11 Estados que relatam dificuldades. No Nordeste, a seca prolonga, a maior em 50 anos, além das cidades prejudicadas, outras 30 já correm risco de ter de reduzir o fornecimento.
Eu realmente me interessei no assunto e soube que em Alagoas, Ceará e Bahia, 72 municípios enfrentam rodízio de água, em Itu – São Paulo, boa parte da cidade passa o dia sem água. Na região central, só há abastecimento as 17h ás 6h. Bairros mais afastados, como o Pirapitingui, só recebem água entre o fim da tarde e a madrugada e apenas uma vez a cada TRÊS dias.

Sabe o porquê de isso está acontecendo? A população acha que a água nunca vai acabar, que a água é eterna mas não é. Vamos economizar água, quase metade da população brasileira está sem água. Não estamos nas melhores situações.
Economizar água é usar inteligência.

Relacionados