Palladio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Influência de Palladio na obra de Inigo Jones

O projecto de Covent Garden, Londres (1631) teve como autor o arquitecto Inigo Jones (1573-1652), considerado o principal introdutor na Inglaterra dos novos preceitos da arquitectura do Renascimento e, deste modo, um dos percursores do classicismo inglês.
Jones obteve parte da sua formação através das viagens que realizou a Itália, a primeiraentre 1597-1603 e a segunda entre 1613-1614, onde estudou as obras dos arquitectos modernos, os Tratados de Arquitectura¹ e as ruínas da Antiguidade clássica. De facto, foi nestas viagens que Inigo Joens adquiriu uma cópia do Tratado de Arquitectura de Palladio (1508-1580), I Quattro Libri dell'Architettura, datado de 1570, percebendo de imediato a importância dos seus desenhos. Estes desenhos eramrelativos a villas, palácios e igrejas, assim como a estudos de ordens, medidas e proporções, possibilitando a Jones um conhecimento aprofundado da arquitectura Palladiana através da observação e cópia dos desenhos2.
Figura representante do humanismo italiano, Palladio constituiu uma decisiva influencia na tradição tratadística sobre a edificação inspirada na cultura clássica. Na idealização dasua arquitectura, Palladio recorreu à noção de beleza ideal baseada em leis matemáticas, à simetria e à proporcionalidade, procurando dar forma a essa noção de beleza e utilizar essas premissas na concepção dos espaços.
O conceito que une arquitectura e cidade em Covent Garden advém da morfologia arquitectónica de Palladio como elemento determinante do espaço urbano. O projecto de Covent Gardenrevela uma forte mudança cultural associada a valores estéticos e formais por Inigo Jones, expondo claramente os conceitos artísticos adquiridos em Itália, em especial das obras de Andrea Palladio, a sua principal referência. Deste modo, Jones afasta-se da arquitectura tradicional inglesa, abrindo caminho a uma nova linguagem arquitectónica onde o rigor formal está intimamente relacionado com o usode uma gramática clássica e regras de proporção e simetria.
Na praça de Covent Garden sobressai a ordem toscana, a mais primitiva e mais próxima da natureza, no pórtico da igreja de St. Paul e nas arcadas que dão ritmo às fachadas dos edifícios residenciais voltados para a praça. Conforme J.Summerson afirma em Inigo Jones: “Covent Garden foi tuscano do inicio ao fim, um ensaio completo no modotoscano –toscano todo o percurso desde a sofisticação do pórtico até ao vernacular das casas…”3. A utilização da ordem toscana neste projecto pode estar relacionada com uma economia de custos associada à construção da igreja, num entanto a sua utilização na construção da igreja de St. Paul pode justificar-se como uma sugestão da “nova religiosidade protestante”4 implementada em Inglaterra após aReforma Protestante.
O projecto de Jones revela-se claramente relacionado com as obras de Palladio, sendo visível a sua influência no modo como a igreja de St. Paul se integra na praça, desenvolvendo a sua fachada um papel muito mais urbanístico e civil do que religioso. Esta igreja é considerada a “primeira edificação da Inglaterra a ter um pórtico clássico com colunas em destaque”5 e este, porsua vez, constitui um dos elementos principais do projecto, assumindo um lugar de destaque na praça e representando uma característica recorrente nas fachadas de Palladio - o pórtico em forma de templo clássico6. Este é encimado por um frontão triangular ausente de ornamentação, transportando para a arquitectura de Jones o pragmatismo na resolução de problemas tão característico de Palladio, assimcomo a redução da decoração ao essencial. O pórtico de entrada da igreja de St. Paul é composto por duas colunas ao centro e duas pilastras lateriais de base quadrangular, uma alusão aos pórticos das villas palladianas7. Jones desenha o intercolúnio (distância entre duas colunas) maior ao centro e pilastras de canto nas partes laterais do pórtico, revelando um conhecimento aprofundado das obras...
tracking img