Palestra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APRENDIZAGEM E AS FASES DO AMOR

AMOR DADIVOSO: Todos os filhos recebem de seus pais o amor dadivoso: dádiva, dom, presente. Basta terem nascidos que eles já são amados. Este amor é fundamental e indispensável para o crescimento saudável do filho e sua realização e felicidade.
Por isso que se diz que os filhos são “fruto do amor de seus pais”, ou pelo menos deveriam ser.
* Mas o quedizer das vidas que foram geradas, não por um ato de amor e respeito, mas por um ato de violência, como é o caso do estupro?
* O que dizer das vidas geradas onde os pais, especialmente o pai, se encontrava alcoolizado e não tinha muita noção do que estava acontecendo?
* O que dizer dos filhos indesejados que vieram ao mundo de forma não programada e que desde o começo foi um tormento agravidez?
* O que dizer daqueles filhos cujos pais consumiam drogas e durante a gravidez a mãe não teve o mínimo de cuidado, seja na alimentação, seja no uso indevido de substancias químicas?
* O que dizer daqueles filhos que foram tentados o aborto, mas não foi conseguido?
Estes são alguns dos possíveis questionamentos, mas que poderíamos fazer outros:
* Você se lembra, relatado por seuspais ou parentes, em que condição veio ao mundo e como foi sua gravidez e primeira infância?
* Vocês pais que hoje aqui se encontram, com foi a geração do ou dos filhos, a espera e todo o processo da gravidez?
* Tem algum fato na sua vida ou na vida de seus filhos que ao lembrar te deixa muito triste ou mesmo com sentimento de culpa?
Deus, com certeza, nos ama como dádiva, dom e o quantoisso interfere diretamente e positivamente na nossa vida. Assim todos os filhos gerados deveriam ser frutos de um ato e gesto de amor, amor responsável, amor puro e sincero. Tantos problemas de aprendizagem têm suas origens na forma como a criança foi gerada, querida e esperada. Pensamos nisso não com remorso, mas como possibilidade de crescimento.
AMOR QUE ENSINA: Uma vez que os pais amam osfilhos como dom, dádiva, presente eles irão desde muito cedo, porque não dizer, desde o ventre materno, se preocupar e se esforçar para ensinar os filhos nos valores e princípios humanos, religiosos, cívicos. “Quem ama educa” é uma obra famosa de Augusto Cury.
É muito importante os pais expressarem também com palavras o seu amor pelos filhos. Hoje temos pessoas que nunca ouviram de seus pais estapalavra “te amo meu filho, minha filha” ou mesmo nunca tiveram a coragem de dizer “te amo”, aos pais. Sim, é muito importante para os filhos ouvirem isto de seus pais, porém o verdadeiro amor se traduz mais com gestos, exemplos e atitudes do que simplesmente com palavras.
* Mas o que se pode ensinar aos filhos?
Se for bom, pode ser ensinado tudo. Desde as coisas e tarefas mais simples comofazer xixi, comer papinha, dar os primeiros passos até os valores e princípios mais importantes do existir humano, ensinado a ser pessoa humana, com valores e dignidade. (Três heranças).
Se os pais não ensinarem seus filhos alguém irá ensiná-los. Este alguém pode ser a TV, a Internet, quando não for a Rua ou o Mundo. Muitas crianças hoje têm babás, avós, tios que as ajudem a na sua educação.Outra questão que hoje também vemos é a transferência quase que exclusiva para a escola ou outras instituições a tarefa de educar.

AMOR QUE EXIGE:
O amor que ensina vem seguido do amor que exige. (Temos hoje a metodologia do “Amor Exigente”, baseado em doze princípios, um para cada mês do ano). Mas basta apenas ensinar as coisas, regras, normas, valores, princípios humanos e religiosos aosfilhos, mas será preciso que alguém exija, cobre sua execução. Exemplos:
* Se o filho aprendeu que o correto é fazer xixi dentro do vaso; os pais ou alguém responsável o exigirá que faça xixi dentro do vaso e não no chão, encima da tampa ou nas paredes;
* Se o filho aprendeu que a faca corta, o fogo queima, a água pode afogar; alguém exigirá que tais comportamentos inadequados a estas...
tracking img