Estudo de caso - cirque du soleil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MBA Aperfeiçoamento em Administração Empresarial
Prof. Antônio Carlos Amaral Cornélio

Estudo de Caso
CIRQUE DU SOLEIL - (Revista HSM Management Ed. 52 – set - out 2005) Valor 70 pts.


Grupo ADME1E:
Carolina Silveira
Felipe Novaes
Fernanda Versiani
Fernando Steiner


1. Descreva o Mix de Marketing do mercado circense, com todas as variáveis que o grupo possa apresentar. – (20pontos)


Preço:
No mercado circense tradicional o preço muitas vezes é baixo, com certa atratividade para o consumidor e muitas vezes contam com o subsidio do Governo.
Muitas vezes o circo tradicional oferece promoções e ingressos a custo zero para atrair a entrada de público, apostando no ganho financeiro com a venda interna de produtos, souvenires e merchandising.Praça:
Totalmente itinerante, a Praça do mercado circense está em constante mudança, pois na verdade quem se movimenta é a “empresa” - o circo - e não o cliente espectador.
Geralmente se instalam em locais coerentes com a classe social dos freqüentadores.


Produto:
O produto oferecido no mercado circense só se diferencia de um para o outro pela qualidade de treinamento einvestimento feito nos mesmos. Palhaços, Malabaristas, Domadores, Trapezistas, sempre com a mesma formatação.
Com a aparência padrão caracterizada em três picadeiros sob a lona tradicional, não se preocupa com sonorização, iluminação e efeitos especiais.


Promoção:
A forma de abordagem dos circos tradicionais é voltada mais para o seu público local, sendo feita em jornais, carros de som,distribuição de ingressos em semáforos e através de pequenas alianças econômicas com comércio local.




2. Descreva o Mix de Marketing do Cirque Du Soleil, com todas as variáveis que o grupo possa apresentar. – (20 pontos)


Preço:
O Cirque Du Soleil inova em toda a sua cadeia de valor, gerenciando de maneira eficiente e eficaz todas suas atividades, buscando inclusiveparcerias para as atividades que não são de sua especialidade. Com essas parcerias, o Cirque garante um altíssimo nível tanto em suas atividades primárias como em suas atividades de suporte, obtendo ótimos resultados operacionais e financeiros.
O preço não é o atrativo mais forte do Cirque Du Soleil, mas a exclusividade da apresentação aliada a estratégias de venda e condições de pagamento fazemcom que pessoas de classes diferentes possam ter acesso aos seus espetáculos. Parcerias com empresas de cartões de crédito, que facilitam o pagamento é um diferencial.
A grandeza das apresentações atrai um público mais amplo quando comparado ao circo tradicional. São espectadores com poderes aquisitivos maiores, que pagam valores mais caros e, muitas vezes, têm como aquisição de cultura.Praça:
Além dos espetáculos fixos, possuem as turnês mundiais que envolvem uma logística de diferentes níveis. O aprendizado dos espetáculos com sede permanente se transfere para as turnês.
As praças permanentes - Los Angeles, Orlando e Las Vegas - foram selecionadas de acordo com o gosto do público, identificação com grandes espetáculos e musicais.
De longo alcance, circula omundo todo com suas turnês. São necessários 80 caminhões para transportar tendas, cenários, figurinos e ferramentas. Hoje, pela sua grandeza, sua sede tem aproximadamente 75 mil metros quadrados, onde são bem divididos entre setores. O espaço é todo projetado para a preparação e organização das inúmeras apresentações desde a logística, estoque, figurino, coreografias, cenografias entre outrasatuações operacionais. Segundo professores da escola de administração francesa, O Cirque Du Soleil partiu da teoria estratégica de fazer parte de um “mercado onde em vez de lutar com a concorrência para conquistar cliente, criam novas demandas e abrem novos setores”. Para isso, a cada vez que vão se apresentar em um novo “território estrangeiro”, os administradores tem a preocupação de vincularem...
tracking img