Paleontologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* Sobre a estrutura interna da Terra juntamente com o Movimento das Placas Tectônicas o que era o Grande Continente conhecido como: Pangea.

R: Por volta de 200 milhões de anos atrás oscontinentes formavam um único bloco, denominado de Pangéia e um único e imenso oceano o Pantalassa, que em virtude de forças internas da terra a Pangéia teria sido dividida por um longo braço de mar, dandoorigem a duas grandes massas continentais: Gondwana e Laurásia.
-Gondwana ao sul, abrangeria as atuais áreas da América do Sul, Índia, África, Nova Zelândia, Austrália, Antártida, Madagascar, além do SriLanka.
-Laurásia, ao norte, incluiria as da América do Norte, Groenlândia, Ásia e Europa.
No período Cretáceo (136 a 65 milhões de anos atrás) este teria se dividido em várias partes, inclusive tendose deslocado até atingir as configurações atuais.

* Fale sobre as conseqüências do Tectonismo sobre nosso planeta, o que houve com o Grande Continente de Gondwana depois da movimentação dasplacas tectônicas.

R: As conseqüências do tectonismo incluem-se a formação de bacias oceânicas, continentes, planaltos e cordilheiras. E são divididas em:
Orogênese que é o conjunto de processos quelevam à formação de montanhas ou cadeias de montanhas produzido na maioria das vezes pelo diastrofismo (dobramentos, falhas ou a combinação dos dois), ou seja, pela deformação compressiva da litosferacontinental;
Epirogênese  são os movimentos da crosta terrestre cujo sentido é ascendente ou descendente, atingindo vastas áreas continentais, porém de forma lenta, inclusive ocasionando regressões etransgressões marinhas.
O continente de Gondwana continuou a fraturar-se e ao longo dos tempos, deu origem aos atuais continentes. A Índia, que com o passar do tempo soltou-se de Gondwana formando umailha. 


* Fale também como até os dias de hoje todos os continentes do planeta sofrem com as conseqüências da movimentação destas placas tectônicas.

R: As conseqüências são: Terremotos,...
tracking img