Palacete pinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A pesquisa a seguir diz respeito ao Palacete Pinho, localizado na cidade de Belém do Pará na Rua Doutor Assis, 586, Cidade Velha. Dentre os objetivos desta pesquisa está à análise da arquitetura da edificação e a explanação das características arquitetônicas, tal como sistemas construtivos e elementos arquitetônicos através de mapas, in loco, fotografias, figuras e plantas.1. Autor e Edificação

O Palacete Pinho é uma obra arquitetônica importante do período da Belle Époque em Belém do Pará. Possui características do estilo arquitetônico eclético, sendo assim, influenciada pelos estilos europeus. Datada sua construção entre 1896 e 1897, foi concebido para servir deresidência ao comendador Antônio José de Pinho, um empresário local comerciante de borracha, e sua família, com o projeto estrutural assinado pelo engenheiro Camilo de Amorin.

O Palacete também abrigava diversas reuniões entra a alta sociedade. Aconteciam reuniões onde se encontravam renomados escritores, artistas, e o alto clero da igreja. No qual se realizavam missas, casamentos, palestras sobretemas diversos e festas e eventos culturais fornecidos pelo comendador. Em 1978 foi vendido por seus herdeiros e em 1982 seus móveis leiloados, o que empobreceu o palacete.

Em 1986 foi tombado pelo então instituto brasileiro de patrimônio cultural (IBPC), hoje IPHAN. A residência tem influência da arquitetura de palácios e vilas italianas do século XVI, comum em Portugal nos séculos XVII e XVIII,diferente das casas vizinhas que mantinham um padrão de fachada portuguesa do período colonial além de adotar áreas abertas e jardins, que não eram espaços comuns nas outras residências.

O volume da residência disposto em formato de “U” com um pátio aberto no centro frontal, o que define o esse formato com um “recuo” central, proposta da arquitetura barroca. Na área posterior do terreno segueuma construção que era um salão de música, dando à vista superior da edificação um formato de “4” invertido.

A decoração da fachada do palacete é caracterizada pelo revestimento das paredes de azulejos de cores alegres (amarelo e violeta, principalmente) apresenta em sua fachada azulejos portugueses e alemães. Os portugueses são menores e estão na parte inferior do prédio, enquanto os alemães,maiores, na parte superior. O pátio interno que leva à entrada da residência possui escadarias com calçamento de lioz.














2. Análise da Arquitetura

Ao analisarmos a arquitetura do Edifício, devemos levar e conta alguns fatores, como, terreno, área, elevação coberturas, barreiras, aberturas e ente outros.

O terreno do Palacete Pinho consiste por uma divisão emlotes e cercado por ruas estreitas. A elevação tem como forma geométrica o retângulo e o quadrado, formando três pavimentos em forma de “U”, sendo bem fácil de visualizar essa forma pela entrada do Edifício. Sendo o último pavimento menor em relação aos outros, dando uma atenção a mais na fachada.

O que diferencia o edifício dos demais é a própria limitação do terreno, isso é considerado umabarreira, assim como as paredes internas que dividem os ambientes, através dos pisos e cores diferenciadas, dando término a um ambiente e início a outro.

A Cobertura prédio é feita com platibandas e telhas de cerâmica. Já o percurso é feito em linhas retas com longos corredores e escadas que dão acesso a outros pavimentos e ao jardim. As aberturas são portas largas permitindo um bom fluxo pelolocal, elas são bastante notáveis na edificação, fazendo um papel importante da fachada.

Elementos modificadores

Com grandes portas e janelas, a casa ficou bem arejada e assim permitindo a entrada de luz natural pela manhã, além de conter lustres de grande porte em todos os pavimentos. As cores claras do forro e das paredes ajudam na boa iluminação da casa.

Graças aos grandes vãos a casa...
tracking img