Paisagens e etnoconhecimentos na agricultura Ticuna e Cocama no alto rio Solimões, Amazonas

11295 palavras 46 páginas
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Cienc. Hum., Belém, v. 7, n. 2, p. 397-416, maio-ago. 2012

Paisagens e etnoconhecimentos na agricultura Ticuna e
Cocama no alto rio Solimões, Amazonas
Landscapes and ethno-knowledge in the Ticuna and Cocama agriculture at upper River Solimões, Amazonas, Brazil
Sandra do Nascimento NodaI, Ayrton Luiz Urizzi MartinsI, Hiroshi NodaII,
Antonia Ivanilce Castro da SilvaI, Maria Dolores Souza BragaI
I
II

Universidade Federal do Amazonas. Manaus, Amazonas, Brasil

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Manaus, Amazonas, Brasil

Resumo: As unidades de paisagem na agricultura dos povos Ticuna e Cocama, no alto rio Solimões, são caracterizadas por arranjos produtivos e formas de gestão dos recursos naturais. Caracterizar essas práticas de base agroecológica, os resultados paisagísticos e as possibilidades de sua aplicabilidade regional foram os objetivos dessa pesquisa, realizada em duas localidades: Novo Paraíso, na ilha do Bom Intento, e Nova Aliança, ambas no município de Benjamin Constant,
Amazonas. A organização social e econômica dos povos Ticuna e Cocama é fundada no parentesco e na apropriação comunal dos recursos naturais existentes, incluindo os espaços para o extrativismo. As unidades familiares, apesar da fraca vinculação com o mercado e suas regras, têm na lógica da reciprocidade a motivação para a produção, a transmissão e o manejo dos recursos e dos fatores de produção. As paisagens são reconstruídas por meio da produção de base agroecológica, derivada do etnoconhecimento, e correspondem aos mecanismos inerentes ao processo de manejo e conservação da flora e fauna. Esse processo permite a existência de complexa imbricação de paisagens em constante modificação, nas quais formas de produção são recriadas para a suficiência e a sustentabilidade.
Palavras-chave: Unidades de paisagem. Arranjos produtivos. Conservação. Agricultura indígena. Agrobiodiversidade. Segurança alimentar.
Abstract: The units

Relacionados

  • Apresentacao PIBIC Final Fernanda
    1136 palavras | 5 páginas
  • Graduado
    18411 palavras | 74 páginas
  • serpente
    67659 palavras | 271 páginas