Pai rico pai pobre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 80 (19857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pág. 1

CAPÍTULO 1 – DIFERENÇAS DE IDÉIAS ENTRE POBRE/CLASSE MÉDIA E RICO

Uma das razões pelas quais os pobres ficam mais pobres e a classe média luta com as dívidas é que para os pobres/classe média o assunto dinheiro não é ensinado nem em casa nem na escola.

As escolas se concentram nas habilidades acadêmicas e profissionais, mas não nas habilidades financeiras, o que faz com que aspessoas tenham problemas financeiros durante toda a vida. Até a nossa impressionante dívida nacional se deve em boa medida a políticos e funcionários públicos instruídos que tomam decisões financeiras com pouco ou nenhum treinamento na área do dinheiro.

Algumas diferenças entre P/CM (pobre e classe média) e R (rico):

P/CM – O amor ao dinheiro é a raiz de todo mal. R – A falta de dinheiro é araiz de todo mal.

P/CM – Não dá para comprar isso.

R – O que posso fazer para comprar isso? R – Meu cérebro fica mais forte a cada dia porque eu o exercito. Quanto mais forte fica, mais dinheiro ganho.

P/CM – Tem o hábito de colocar o cérebro para dormir quando o assunto é dinheiro. Evita o assunto. R – Tem o costume de exercitar seu cérebro quando o assunto é dinheiro.

P/CM – Que osricos deviam pagar mais impostos para atender os menos afortunados. R –Que os impostos punem os que produzem e recompensam os que não produzem.

P/CM – Estude arduamente, forme-se, para poder arrumar emprego numa boa empresa.

R – Estude arduamente, forme-se, para ficar rico, para entender como funciona o dinheiro e para aprender a faze-lo trabalhar para você, para ser independentefinanceiramente.

P/CM – Não sou rico porque tenho filhos. R – Tenho que ser rico por causa de vocês, meus filhos.

P/CM – Proíbe que se fale de negócios durante as refeições. R – Inventiva as conversas sobre dinheiro e negócios na hora do jantar.

P/CM – Em questões de dinheiro seja cuidadoso, não se arrisque. R – Aprenda a administrar o risco. Conhecendo a operação, o risco diminui.

P/CM – Nossa casaé nosso maior investimento e nosso maior patrimônio. R – Minha casa é uma dívida e se sua casa for seu maior investimento, você terá problemas.

P/CM – Paga suas contas no prazo, em primeiro lugar. R - Paga suas contas no prazo, deixando para a última hora. Primeiro paga a si mesmo.

P/CM – Acredita que a empresa ou o governo deveria cuidar de você e de suas necessidades.

R – Acredita naauto-suficiência financeira, se manifestando contra a mentalidade ‘dos direitos’ e fala que isso cria pessoas fracas e financeiramente necessitadas.

P/CM – Luta para poupar uns poucos reais. R – Cria investimentos.

P/CM – Ensina a escrever um currículo impressionante para encontrar um bom emprego. R – Ensina a fazer sólidos planos financeiros e de negócios de modo que possa criar empregos.P/CM – Diz: “Nunca vou ficar rico”. Pág. 2

R – Diz: “Sou um homem rico”. E mesmo se estiver quebrado, pois diz: ‘Há uma diferença entre ser pobre e estar quebrado. Estar quebrado é algo temporário; ser pobre é eterno”.

P/CM – Não ligo para dinheiro, ou O dinheiro não é importante. R – O dinheiro é poder.

P/CM – Trabalha por dinheiro. R – O dinheiro trabalha para mim.

P/CM – Adquiremobrigações pensando que são ativos. R – Adquirem ativos.

P/CM – Compram primeiro artigos de luxo (casas grandes, carros maiores, diamantes, peles, jóias ou barcos). R – Compram os artigos de luxo por último.

Apesar do dinheiro ser uma forma de poder, a instrução financeira é mais poderosa ainda, pois se você tiver sido educado quanto ao funcionamento do dinheiro, adquire poder sobre ele epode começar a construir sua riqueza. O ‘pensamento positivo’ não funciona porque a maioria das pessoas nunca aprendeu nada sobre dinheiro e passam suas vidas trabalhando pelo dinheiro. E tudo se resume a apenas seis lições:

- Lição 1 – Os ricos não trabalham pelo dinheiro. - Lição 2 – Alfabetização financeira.

- Lição 3 – Cuide de seus negócios.

- Lição 4 – A história dos impostos e o...
tracking img