Pacientes especiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Existe uma especialidade na odontologia específica para esse atendimento ?
Sim, existe uma especialidade odontológica chamada “Odontologia para pacientes portadores de necessidades especiais”.Esses dentistas devem ter bastante conhecimento das particularidades de cada condição do paciente, bem como técnicas e sensibilidade para seu atendimento.
Quais são as patologias mais freqüentes ?
Aspatologias mais freqüentes são os pacientes com alterações neurológicas (ex.: paralisia cerebral), pacientes sindrômicos (Síndrome de Down), alterações de comportamento (autismo, esquizofrenia),cardiopatas (com problemas no coração), pacientes com câncer, transplantados, fissuras lábio palatinas, dentre outros.
Quais são as principais diferenças do atendimento a esses pacientes e aos demais ?O tratamento odontológico em si é o mesmo, ou seja, as restaurações, limpezas, canais, extrações são as mesmas, feitas com a mesma técnica. Todas as crianças necessitam de um condicionamento aodentista, ou seja, acostumarem-se com o ambiente de um consultório odontológico. O que muda é a eventual necessidade de um anestésico apropriado, a necessidade de adaptação de algumas técnicas(posicionamento na cadeira odontológico, facilidade de acesso, etc) e, quando necessário, a utilização de métodos de contenção quando a criança não permitir o atendimento (primeiro tenta-se o condicionamentoverbal, e, caso não tenha efeito, pode evoluir para contenção física, sedação e, em último caso, anestesia geral).
Quais são os problemas bucais mais freqüentes a esses pacientes ?
Os mais freqüentessão as cáries e os problemas periodontais (de gengiva). Alguns podem ter dificuldade motora, o que exige adaptação, ou a colaboração de um cuidador. É de suma importância a prevenção das doençasbucais.
A condição do paciente pode interferir nas doenças bucais ?
Sim. Alguns medicamentos interferem diretamente nos problemas da boca (ex: anticonvulsivantes, anticoagulantes). A alimentação...
tracking img