P6 Evelly

1602 palavras 7 páginas
Cinética Química
Experimento 6
Evelly Alves Correia dos Santos

Departamento de Engenharia Química, Curso de Química Industrial, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil

Professor: Luciano Costa Almeida/Eliane Medeiros

Data da prática: 19/05/2015; Data de entrega do relatório: 02/07/2015

Resumo
A cinética química é a parte da química que estuda as velocidades das reações onde, com o aumento da temperatura se aumenta a velocidade. E Existem fatores que influenciam na velocidade como temperatura, superfície e concentração de reagentes.
Palavras chaves: Velocidade; Cinética; Reações;
Sumário
Resumo 1
Introdução 1
Metodologia 1
Resultados e Discussão 2
Conclusão 3
Referências 3
Questões 4

Introdução No dia a dia encontram-se reações químicas lentas, como a queima de uma vela e rápidas, como a explosão da dinamite. Daí surge o estudo da Cinética Química. Cinética química é o estudo da velocidade das reações químicas e dos fatores que nela influem. De um modo geral, para medir a velocidade de uma reação deve-se medir a quantidade de reagente que “desaparece” ou a quantidade de produto que se “forma”, por unidade de tempo. Velocidade média de uma reação química é o quociente da variação da concentração molar de uma das substâncias, dividida pela variação do tempo. Dada a reação química: A + B → C + D, para a velocidade em C temos: Para entendermos os fatores que influem na velocidade de uma reação, devemos conhecer de início o próprio mecanismo da reação, isto é, a maneira pela qual são quebradas as moléculas iniciais e formadas as moléculas finais.
Podemos dizer que a velocidade de uma reação irá depender:
- da freqüência dos choques;
- da energia (violência) dos choques;
- de uma orientação apropriada das moléculas no instante do choque. Desses três fatores, os mais importantes são os dois primeiros. Ora, a freqüência e a energia dos choques são, por sua vez, muito afetadas pelos seguintes fatores:
- estado

Relacionados