Ozmose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema linfático

O sistema linfático é constituído por uma vasta rede de vasos semelhante às veias (vasos linfáticos) que se distribuem por todo corpo, e uma rede complexa de órgãos linfóides,linfonodos, capilares linfáticos e vasos linfáticos. O sistema linfático possui duas funções importantes: (1) produzir e transportar (remover) o fluido linfático (linfa – que está em excesso) dostecidos corporais para o sistema circulatório. (2) produção de células imunes (como linfócitos). O sistema linfático então é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com glóbulosbrancos para proteção contra bactérias e vírus invasores.
Como o sistema sangüíneo, o sistema linfático faz parte do sistema circulatório, mas possui um fluido conhecido por linfa, em vez de sangue.
Alinfa é um líquido transparente e esbranquiçado, levemente amarelado ou rosado, alcalino e de sabor salgado, constituído essencialmente pelo plasma sanguíneo, proteinas e por glóbulos brancos, nãopossui hemácias, portanto ela é incolor.

Circulação linfática

A circulação linfática é responsável pela absorção de detritos moleculares que as células produzem durante seu metabolismo, e que nãoconseguem ser captadas pelo sistema sanguíneo.
O sistema linfático coleta também a linfa de vários órgãos e tecidos através dos capilares linfáticos depois passa pelos vasos linfáticos e é filtradapelos linfonodos (também conhecidos como gânglios linfáticos). Após a filtragem, é lançada no sangue, desembocando nas grandes veias torácicas e a retorna para dentro do sistema circulatório.
Na linfapode conter microorganismos que, ao passar pelo filtros dos linfonodos (gânglios linfáticos) e baço são eliminados. Por isso, durante certas infecções pode-se sentir dor e inchaço nos gânglioslinfáticos do pescoço, axila ou virilha, conhecidos popularmente como "íngua".
Há vasos linfáticos superficiais e vasos linfáticos profundos. Os superficiais estão colocados imediatamente sob a pele e...
tracking img