Ovo Misterioso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIOS DE VESTIBULARES – TRANSPORTE E COMUNICAÇÃO 2013


01- (UERJ)

 
Adaptado de BOMENY, Helena e outros. Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Editora do Brasil, 2010.
As invenções apresentadas no quadro afetaram o mundo contemporâneo, em especial, no que se refere à circulação de ideias, pessoas e mercadorias.
Em conjunto, essas invenções tiveram efeito principalmentesobre a ampliação da:
a) intervenção estatal
b) integração territorial
c) distribuição da riqueza
d) mobilidade ocupacional.

 
02-(UNICAMP simulado 2011) As estradas de ferro brasileiras nunca constituíram uma rede nacional. Mesmo durante seu tempo de (modesto) esplendor, resumiam-se a uma coleção de linhas de exportação de minerais e produtos agrícolas, que raramente tomavam aforma de uma rede regional, exceto, parcialmente, no Nordeste ou no Estado de São Paulo.
 

(Adaptado de Hervé Théry e Neli Aparecida de Mello, Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. São Paulo: EDUSP/Imprensa Oficial, 2005, p. 204 e 205.).
 
A malha ferroviária no Brasil nunca constituiu uma rede nacional por que
 
a) possui uma malha com diferentes bitolas e interligaespecialmente áreas do interior do país, visando à integração regional.  .
b) apesar de apresentar grande integração das malhas, liga preferencialmente o interior aos portos, visando à exportação.  .
c) possui uma malha com diferentes bitolas e interliga especialmente áreas do interior aos portos, visando à exportação.  .
d) apesar de apresentar grande integração das malhas, liga preferencialmenteàs regiões interiores do país.  .
 
03-(CEFET-MG) Sobre a matriz de transportes brasileira, afirma-se:
 
I - Há uma concentração de ferrovias na região Centro-Oeste devido à ampliação dos investimentos internacionais.
II - O incremento estatal na infraestrutura aérea possibilitará um escoamento significativo da exportação dos produtos agrícolas.
III - A preferência pelas ferrovias emdetrimento da navegação de cabotagem deve-se à sua maior capacidade de carga.
IV - A modalidade rodoviária apresenta um percentual de utilização superior às demais tipologias.
V - A expansão da rede duto viária, a partir do final do século XX, efetivou-se em consonância com o processo de diversificação da matriz energética brasileira.
 
Estão corretas apenas as afirmativas
 
a) I e II.
b) I e III.c) II e IV.
d) III e V.
e) IV e V.
 
 
04-(PUC-PR-CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA) Em abril de 2010 um vulcão entrou em erupção na Islândia. Apesar da sua localização geográfica, as fumaças lançadas na atmosfera levaram ao fechamento de vários aeroportos da Europa, provocando atrasos e cancelamentos de viagens em escala mundial. Essa situação demonstra que:
 
a) No mundo globalizado adependência dos transportes aéreos e a necessidade da rapidez nos deslocamentos de pessoas e no transporte de cargas são tamanhas, que mesmo os trens de alta velocidade, existentes em vários países europeus, não conseguem suportar o volume a ser transportado, o que pode causar um verdadeiro “caos aéreo”.
b) Os aeroportos do norte da Europa foram fechados para servir de alojamento à população queprecisou ser evacuada das áreas de risco nas imediações do vulcão, afetando, dessa forma, o transporte aéreo mundial.
c) O conhecimento científico e a tecnologia sísmica foram capazes de prever a atividade vulcânica com bastante antecedência. Assim foi possível evacuar a população das áreas de risco, fator que causou o congestionamento dos principais aeroportos da Europa.
d) O verdadeiro caos notransporte aéreo decorreu do intenso movimento de passageiros nos aeroportos da Europa, pois o derrame das lavas vulcânicas comprometeu a estrutura das principais rodovias do continente e fechou as estações de trens.
e) Nenhuma das alternativas anteriores é correta.
 
05-(UFGD) Analise os dados das tabelas a seguir.
 

Fonte: Ministério dos Transportes, 2007.
 
Tendo em vista essas...
tracking img