OUTPLACEMET

6273 palavras 26 páginas
OUTPLACEMENT – A ARTE DE HUMANIZAR DEMISSÕES
Cristiane Gomes dos Santos R. Maia

Neidi de Oliveira Nyaradi

1.INTRODUÇÃO
O mito da segurança e estabilidade no emprego acabou. A demissão pode ser uma experiência dolorosa, assustadora ou mesmo devastadora. Seus efeitos são traumáticos, mesmo que tenha sido causada por redução de custos, associação, venda da empresa ou falta de adaptação do executivo. A empresa, quando o trabalho de desligamento é mal conduzido, corre alto risco de ver afetada sua imagem e estabilidade legal, além do que, e especialmente, a segurança dos empregados que ficam, estará fortemente abalada, afetando o moral do grupo e o clima motivacional, com reflexos sobre a produtividade e prejuízos para futuras contratações. Os tipos e a intensidade de reações emocionais à demissão variam de indivíduo para indivíduo, mas a confiança em si mesmo sempre fica abalada, mesmo quando o empregado sente que a demissão foi feita sem motivos justificáveis. Para se ajustar às oscilações do mercado e manter a competitividade, as empresas acabaram abolindo regras como de nelas o funcionário permanecer até a aposentadoria.
As empresas modernas têm buscado novas formas de aplicar programas de reestruturação. O Outplacement surge com o objetivo de permitir e viabilizar este processo.
Associado muitas vezes a uma mera recolocação do profissional dispensado, ele é útil às empresas que, por algum motivo, necessitem dispensar alguns colaboradores. Esta técnica intervém em duas grandes áreas que constituem partes de um todo: a planificação do processo de despedimento e a recolocação do profissional no mercado de trabalho.
Portanto, entender a aplicabilidade do processo de Outplacement, é imprescindível nas organizações modernas, tendo em vistas os momentos de crise que elas enfrentam nestes tempos tão conturbados para a economia. Com isso, as empresas têm buscado novas formas de aplicar programas de reestruturação e o Outplacement surge com o

Relacionados

  • recrutamento e seleção
    909 palavras | 4 páginas