OUT440

5388 palavras 22 páginas
A ENGENHARIA E OS ENGENHEIROS AO LONGO DA HISTÓRIA

Estéfano Viszconde Veraszto – estefanovv@yahoo.com.br
Fernanda Oliveira Simon – fersimon@uol.com.br
Dirceu da Silva – dirceu@unicamp.br
Jomar Barros Filho – jomarbf@uol.com.br
Norton Almeida – nortonalmeida@uol.com.br
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Faculdade de Educação
Rua Bertrand Russel, s/n – Cidade Universitária “Zeferino Vaz”
13081-970 – Campinas – São Paulo
Caio Glauco Sanchez – caio@fem.unicamp.br
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Faculdade de Engenharia Mecânica
Rua Mendeleiv, s/n – Cidade Universitária “Zeferino Vaz”
13083-970 – Campinas – São Paulo

Resumo: Neste artigo faremos um breve histórico acerca das habilidades e competências dos engenheiros ao longo da história, enfocando desde o homem primitivo da Idade da Pedra, passando pelas primeiras escolas de engenharia do Brasil, pelo Pós Segunda Guerra
Mundial, até os dias de hoje. Em cada época, se exigiram dos profissionais em engenharia certas habilidades e competências, além de compromissos diferentes com a sociedade.
Atualmente, com o desenvolvimento tecnológico ocorrendo a uma velocidade alarmante nesta sociedade do conhecimento, torna-se importante analisar como o perfil do engenheiro tem mudado ao longo dos séculos, para cada podermos compreender as mudanças que estão ocorrendo hoje. Neste início do século XXI, torna-se necessário que os engenheiros possuam, além de conhecimentos técnicos, habilidades para trabalhar em equipes multidisciplinares, que tenham compreensão dos impactos sociais e ambientais de suas ações e do desenvolvimento dos novos produtos, e que sejam capazes de tomar decisões resolver problemas rapidamente, ao mesmo tempo em que se adapta às mudanças. Desta forma, faremos neste trabalho, uma análise crítica das habilidades e competências necessárias para o exercício da engenharia ao longo dos séculos, enfocando principalmente as mudanças que estão ocorrendo hoje a respeito do perfil dos engenheiros.

Relacionados