Otimização das características funcionais de surfactantes aplicados à formulação de detergente lava-louças via planejamento fatorial

445 palavras 2 páginas
Otimização das características funcionais de surfactantes aplicados à formulação de detergente lava-louças via planejamento fatorial
Fabrício Machado¹ (PQ), Douglas H. Ochoa¹ (PG), Bruna Oliveira¹ (IC), Pedro H. M. Galvão¹ (IC).
1Universidade de Brasília (UnB),campus universitário Darcy Ribeiro, Instituto de Química. dherlemannochoa@gmail.com Palavras Chave: Surfactantes, otimização, espumação, viscosidade, planejamento fatorial.
Introdução
Os surfactantes ou tensoativos são compostos de suma importância no cenário econômico mundial sendo sua aplicação bastante variada.
Empregou-se apenas tensoativos aniônicos com foco nas características: viscosidade, espumação, desempenho e ponto de névoa via planejamento fatorial fracionário.
As faixas de trabalho entre 10% e 20% para o DBSS com pureza de 32,97% (denominado concentrado), 4% e 10% para o DESS a 27%, 0,5% a 1,4% de cloreto de sódio e sulfato de magnésio heptahidratado, ambos com 99% de pureza.
Resultados e Discussão
Foram analisadas via software Minitab 14, e obteve-se bons resultados para espumação e desempenho.
Sugere-se a possibilidade de existir uma interação construtiva, ou seja, efeito sinérgico entre DBSS e DESS de modo a emulsificar com maior eficiência as sujidades empregadas no teste de acordo com a figura 1.

Figura 1. Curvas de nível para espumação e desempenho (rendimento), interações entre matérias-primas . Obtido via Minitab 14.

Conclusões
Foi possível sobrepor as curvas de nível (ver figura 2) que atenderiam às necessidades de um produto comercial típico com desempenho entre 9 e 11 unidades e espumação entre 10 cm e 13 cm.

Figura 2. Sobreposição de curvas de nível (área branca como possível área de composições de interesse). Obtido via Minitab 14.
Agradecimentos
Os autores agradecem à Capes e ao CNPq.
____________________

DALTIN, D. Tensoativos: Química propriedades e aplicações. 1. ed. Blucher, 2011.
2 REICH CHARLES

Relacionados