Otakus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Pensar em tribos sociais isoladamente é extremamente difícil hoje em dia, mesmo estando na “Era da Informação”. A escassez de informações de qualidade nos leva a dois caminhos distintos: o do conhecimento superficial empurrado pela avalanche de informações ou o caminho da busca das informações ricas de propriedade.
De fato, os jovens vêm cada vez mais se isolando em sociedades (outribos) menores, afastando-se de sua identidade cultural. Neste trabalho tentamos mostrar os aspectos antropológicos e alterações desencadeadas com esses novos costumes e modos de convívio, com foco em uma tribo de “Otakus”.
O trabalho em si de pesquisa, compreendeu muitas fontes de informação, já que a tribo urbana em questão não possui uma origem conhecida ou documentada. Partimos então paraentrevistas com pessoas dessa tribo, que por sua vez, também não sabiam ao certo sua origem.
Palavras-chave: sociedades, identidade cultural.

SUMÁRIO
Introdução 5
Otakus e suas origens 6
Perfil do Otaku 10
Origem da palavra 10
Conceito 10
No Ocidente 11
Conclusão 14
Referências 15

Introdução
Estudar a tribo dos Otakus vai muito além do caminho superficial e fácil de uma pesquisana internet. Para entendermos o processo de instalação ou surgimento dessa tribo é necessário tomar como base, alguns conceitos da Sociologia como o multiculturalismo, tribalismo urbano e campos da antropologia.
Esta tribo em especial, tem características bem peculiares a outras tribos. O mais curioso e fator que mais dificultou a pesquisa, é que o termo “otaku” soa de forma pejorativa entre osjovens, logo não poderíamos entrevistá-los afirmando que eram otakus. Este é um ponto crucial na pesquisa por ser o principal diferencial de um otaku no Brasil e um otaku no Japão. Não se sabe ao certo quando e porque aconteceu, mas a definição nos dois países é bem diferente.
Uma característica importante dessa tribo, é que além de ser uma tribo essencialmente urbana, é também uma tribo jovem.Na sua maioria é composta de jovens seguidores ou fãs de desenhos e materiais japoneses. Já os adultos participam nos processos que tangem as transações comerciais dos produtos como revistas, livros, jogos, filmes e etc. É uma tribo relativamente nova (surgiu no Brasil em torno de 1980 e 1990) e talvez isso cause essa perspectiva de que os Otakus são jovens.

Figura [ 1 ] - Exemplo de OtakusNo trabalho mostraremos ainda, as conseqüências dessa mudança nos costumes.
Otakus e suas origens
“Do século XVII ao século XIX, o Japão permaneceu isolado do resto do mundo. O país passava por uma política de isolamento chamada Sakoku ("País fechado"). Durante esse tempo foi governado pelo clã Tokugawa. Devido a esse isolamento, o Japão não se industrializou junto com o resto do mundo epermaneceu na sociedade feudal do regime de Xogunato. Quando se deu a sua abertura para o mundo, no ano de 1868 o Japão mudou de postura, partindo para uma industrialização do país.
A militarização do Japão começou com um período de expansionismo, para aumentar seus domínios o Japão participou de invasões a outros países, exigindo um aumento dos investimentos militares. Sendo a principal invasão, ada China. Sendo o plano expansionista japonês, um dos motivos ao qual o Japão firmou um pacto com a Alemanha e a Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, criando o Eixo.
Com a queda da Alemanha e Itália, apenas o Japão continuou nas batalhas, até sua rendição após a explosão de bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki.” Porter, Robert P.. Japan: The Rise of a Modern Power. 
Ahistória do Japão, feudal e depois militar foi importante peça para o futuro de sua sociedade.
Com a derrota na Segunda Guerra, o Japão tomou uma nova postura, a da industrialização e conseqüente crescimento do país.
Durante essa mudança de política do país, o Japão logo se tornou uma grande potência econômica mundial. A construção da indústria pesada em um primeiro momento, depois a indústria da...
tracking img