Osteoporose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Osteoporose


O que é Osteoporose?

A OSTEOPOROSE é uma alteração da densidade óssea que afeta principalmente mulheres a partir da menopausa tornando os ossos mais frágeis e maissuscetíveis a fraturas.
A diminuição do estrogênio, hormônio feminino nessa fase acarreta nas mulheres a diminuição da reabsorção óssea. Estima-se que uma em cada três mulheres e um em cadacinco homens acima dos 50 anos têm osteoporose. Como é um processo natural de envelhecimento, a osteoporose não apresenta sintomas, desenvolvendo-se em geral, silenciosamente, sendo que odiagnóstico muitas vezes é feito após uma fratura, por isso os exames diagnósticos são importantíssimos.
A DENSITOMETRIA ÓSSEA é o exame mais indicado para o diagnóstico de OSTEOPOROSE ouOSTEOPENIA (estágio intermediário entre um osso com densidade normal e um osso porótico - vide foto).

Posso prevenir a Osteoporose?

Entre os fatores de prevenção estão: atividadefísica orientada, dieta rica em cálcio e reposição hormonal de estrogênio pós-menopausa. Recomenda-se também a exposição ao sol (em horários adequados e com uso de filtro solar). Éextremamente importante, um programa de prevenção de quedas no idoso, já que é nessa faixa etária que ocorre a maior incidência de fraturas com os maiores agravos à saúde decorrentes das mesmas.
Oprincipal fator de PREVENÇÃO à OSTEOPOROSE é a, atividade física sendo que a mais indicada é aquela que gera sobrecarga e estresse mecânico à musculatura e consequentemente ao esqueleto.Dessa maneira respostas adaptativas desse sistema contribuem para a manutenção da massa óssea. Traduzindo: um bom treino de musculação, adequado à idade e capacidade física pode não sóprevenir a OSTEOPOROSE como, em alguns casos, reverter o quadro de OSTEOPENIA.
• [pic]
• [pic]


Serviço de Fisioterapia do Hospital Tatuapé
tracking img