OSTEOPOROSE E OSTEOPENiA

2126 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE GRAJAÚ - CESGRA
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BACHARELADO
DISCIPLINA: ORTOPEDIA
PROFESSOR:

OSTEOPOROSE E OSTEOPENiA

GRAJAÚ – MA
2012

OSTEOPOROSE E OSTEOPENiA

Trabalho apresentado a Universidade Estadual do Maranhão – UEMA à disciplina Ortopedia do Curso de Enfermagem Bacharelado para obtenção a 3ª nota. Professor:

GRAJAÚ – MA
2012

1 INTRODUÇÃO
Atualmente com o advento do aumento na expectativa de vida, veio também uma maior demanda no número de doenças crônicas-degenerativas, entre elas a osteoporose. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2025, O Brasil será o sexto país do mundo com maior número de pessoas idosas. Onde a OMS elegeu o período de 2000 a 2010 como década do osso e da articulação. Neste sentido, a abordagem sobre o sistema esquelético e algumas de suas patologias são necessárias para que haja ações de caráter individual e coletivo para a promoção da saúde, prevenção de agravos, tratamento e reabilitação quando necessário. Sendo assim, faz-se necessário o conhecimento de certas patologias que neste caso são a osteoporose e osteopenia.
A osteoporose é uma da principais osteopatias metabólicas, trata-se de um de um distúrbio metabólico sendo caracterizada por diminuição da massa óssea e deteorização microarquitetural do tecido ósseo, com conseqüente aumento da fragilidade óssea e susceptibilidade à fratura, é também denominadora comum de muitas afecções que provocam redução da massa, como a osteopenia.
A osteopenia caracteriza-se ao desequilíbrio do sistema ósseo no qual atinge a função dos osteócitos levando à redução da massa óssea e que pode predispor à osteoporose, onde uma complementa a outra.
Neste contexto, o uso de medidas preventivas são particularmente importantes, visto que são doenças de conseqüência inevitável do processo de envelhecimento e no qual os tratamentos

Relacionados