Ossuaário de caifás

918 palavras 4 páginas

OSSUÁRIO DE CAIFÁS
Ossuários: são pequenos cofres feitas de calcário, que os judeus costumavam utilizar nos séculos I e II para um segundo enterro de seus parentes e onde costumavam depositar unicamente seus ossos, depois da fase inicial de sepultamento.
Caifás: foi o sumo sacerdote por 18 anos, A.D. 18-36. Aparentemente, obteve esta posição através do casamento com a filha de Anás, chefe de um poderoso clã de sumo-sacerdotes ( João 18:13 ). Caifás é considerado vil por ter sido o líder na conspiração que culminou na crucificação de Jesus. Em uma reunião de líderes religiosos, Caifás declarou que "vos convém que morra um só homem pelo povo, e que não pereça a nação toda" ( João 11:50 ). Ele se referia à possível intervenção de autoridades romanas caso os ensinamentos de Jesus gerassem uma insurreição. Suas palavras foram proféticas no sentido em que Jesus morreu pelas pessoas, como sacrifício de expiação dos pecados.
Após ter sido preso, Jesus foi levado à casa de Caifás e ali detido pela noite. Os guardas zombavam dele e feriam-no (Lucas 22:63-65 ). Na manhã seguinte Ele foi interrogado e novamente agredido. Caifás lhe perguntou "És tu o Cristo (Messias), o Filho do Deus bendito?" “Eu sou”, Jesus respondeu (Marcos 14:61-62 ). Caifás então entregou Jesus a Pilatos para ser julgado.
A tumba da família de Caifás foi acidentalmente descoberta por operários que construíam uma estrada em um parque ao sul da Antiga Jerusalém. Os arqueólogos foram então ao local em regime de urgência e encontraram 12 ossuários ao examinar o local contendo os restos mortais de 63 indivíduos.
O ossuário mais ornamentado tinha a inscrição de nome "José filho de (ou da família de) Caifás." Este era o nome completo do sumo sacerdote que prendeu Jesus, documentado como Josephus (Antiguidades 18: 2, 2; 4, 3). Este memorável achado provê, pela primeira vez, os restos físicos de um indivíduo descrito na Bíblia.
Dentro dessa urna foram encontrados ossos de seis pessoas ao que tudo

Relacionados