Ossos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ossos
2.1. Introdução: São órgãos rígidos com função de sustentação do organismo (postura); proporciona os movimentos; protege os órgãos vitais (caixa torácica, crânio e coluna vertebral); servecomo ponto de inserção dos músculos esqueléticos.
2.2. Composição: os ossos são formados pelo tecido ósseo, este tem como principal célula os osteócitos e como substância intercelular a matriz óssea(formada por sais de cálcio, fósforo e pela proteína colágena). Associada ao tecido ósseo encontra-se o tecido cartilaginoso (revestindo as epífises ósseas) tecido conjuntivo formando o periósteo etecido ematopoético (representado pelas medulas vermelha e amarela).
2.3. Classificação
- Longos: são aqueles que possuem o comprimento maior que a largura e a espessura. Ex.: Fêmur, Úmero, falanges(dedos).
- Curtos: possui todas as dimensões com aproximadamente o mesmo tamanho. Ex.: Portela, ossos do carpo e ossos do tarso.
- Chatos: são ossos finos e achatados. Ex.: Ossos do crânio, costelas,escápula (ossos das costas).
- Irregulares: possuem formatos irregulares, que não se enquadram nas outras. Ex.: Vértebras.
2.4. Estrutura dos ossos longos
- Epífise: são as extremidades dos ossosformados por osso esponjoso recoberto por osso compacto. São recobertos por cartilagens que diminuem o atrito durante os movimentos.
- Diáfise: porção do osso localizado entre as epífises, recobertapelo periósteo e com o canal central preenchido pela medula óssea.
- Canal ósseo: canal no centro da diáfise preenchido pela medula óssea.
3. As articulações
3.1. Introdução: São os pontos de contatoentre os ossos que formam o esqueleto. Na maioria das vezes permitem o deslizamento de uma superfície óssea sobre a outra possibilitando os movimentos corporais. Muitos delas possuem ainda ligamentos,cordões fibrosos que prendem um osso a outro.
3.2. Classificação
- Móveis: também podem ser chamadas diartroses. Permitem movimentos que podem ser bastante amplos (como a articulação do ombro com...
tracking img