Ossos do Neurocrânio e Viscerocrânio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1225 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 23 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

Introdução

Os ossos do crânio são ossos largos, formados por uma lâmina externa de osso cortical, de superfície lisa e por uma lâmina interna igualmente de osso cortical, mas de superfície rugosa, separadas entre si por uma camada de osso trabecular. As maiorias dos ossos cranianos formam pares, um do lado direito e o outro do lado esquerdo. Para tornar o crânio mais forte, alguns dessespares,como os dos ossos frontais, occipitais e esfenóides, fundem-se num osso único.Os pares de ossos cranianos mais importantes são os parietais, temporais, maxilares, zigomáticos, nasais e palatinos.
Os ossos cranianos são finos, mas devido a seu formato curvo, são muito fortes em relação a seu peso.O crânio inclui a estrutura ósse total da cabeça,que abrange tanto os ossos cranianos quanto osfaciais.
Ao nascermos, a caixa craniana ainda não sofreu ossificação completa, permanecendo flexível e facilitando, assim, a nossa passagem pelo canal do parto.Entre os ossos da parte superior do crânio existe um espaço (a fontanela) que, com o cerscimento do bebê, completa a ossificação e fecha-se totalmente.
O crânio é subdividido em neurocrânio e viscerocrânio.O neurocrânio protege o encefálo,frágil órgão do Sistema Nervoso Central, enquanto o viscerocrânio abriga e protege as regiões faciais.



Ossos do Neurocrânio e Viscerocrânio
Osso frontal: o osso frontal forma,essencialmente, a fronte(testa); o teto da cavidade nasal e as órbitas. Podemos ainda identificar os seguintes acidentes anatômicos: borda supra-orbitária, uma borda definida acima de cada órbita,e o arcosuperciliar, uma proeminência que se superpõe ao seio frontal; tuberosidade frontal, espinha nasal e processo zigomático.
Ossos parietais: os dois ossos parietais, direito e esquerdo, formam os lados e o teto do crânio e se articulam na linha mediana formando a sutura sagital. A linha de articulação com o osso frontal é chamada de sutura coronal. Podemos identificar, ainda, os acidentes seguintes: bordaescamosa, forame parietal, sulco da artéria meníngea média, linha temporal superior, linha temporal inferior.
Osso occipital: o osso occipital forma a parte posterior e parte da base do crânio; articula-se anteriormente com os ossos parietais formando a sutura lambdóide. Em sua porção inferior há uma grande abertura, denominada forame magno,que dá passagem à continuação caudal do encéfalo.Observe aprotuberância occipital externa; os côndilos do occipital, que se articulam com a primeira vértebra cervical, denominada atlas;e,ainda, apresenta uma porção basilar,que se articula com o corpo do osso esfenóide.Podemos identificar, ainda, os acidentes ósseos: protuberância occipital interna,canal do nervo hipoglosso, linha nucal superior, linha nucal inferior.
Ossos temporais: direito eesquerdo, constituem as paredes laterais do crânio;são formados por uma porção escamosa, que se articula com o parietal na sutura escamosa, uma porção mastóidea (processo mastóide), porção timpânica e porção petrosa (ou rochosa).Os ossos temporais estão situados nas duas regiões. Podemos identicar, também, os acidentes ósseos: processo estilóide, processo Zigomáticos, o qual, juntamente com o processotemporal do osso Zigomáticos formam o arco Zigomáticos, meato acústico externo, meato acústico interno, fossa e tubérculo mandibular, canal carotídeo.
Osso esfenóide: situado na região anterior e média da base do crânio, apresenta uma parte central ou corpo, que aloja a glândula hipofise numa cavidade situada na sua face superior chamada sela turca.Na espessura do mesmo estão encerrados os seiosesfenoidais.A maior parte do osso esfenóide está no neurocrânio.Podemos identificar,também, os seguintes acidentes: processos crinóides anteriores e posteriores, fossa hipofisária, forame redondo, forame oval, forame espinhoso, canal óptico.
Osso etmóide: possui uma lâmina horizontal, a lâmina crivosa,que é atravessada pelos filetes do nervo olfatório; uma lâmina perpendicular,que, juntamente...
tracking img