Osmose, difusão simples e facilicitada, fagocitose e pinocitose

289 palavras 2 páginas
Osmose
Osmose é um processo físico em que a água se movimenta entre dois meios com concentrações diferentes de soluto, separados por uma membrana semipermeável (permite somente a passagem das moléculas de água). ex.:Pegue sal e jogue em um alface, em instantes a agua do alface (meio hipotonico) irá se deslocar para o meio hipertônico (a face onde está o sal).

Difusão simples
A difusão simples é um tipo de transporte passivo (não há gasto de energia celular) de um soluto através da membrana a fim de estabelecer a isotonia, ou seja, alcançarem a mesma concentração, pois o movimento é a favor de um gradiente de concentração.
Ex.: Exemplo: Gases como oxigênio ou dióxido de carbono atravessam a membrana celular com grande facilidade, simplesmente se dissolvendo na matriz lipídica desta membrana (oxigênio e dióxido de carbono são lipossolúveis).
Difusão Facilitada
A difusão facilitada é o transporte passivo de substâncias pela membrana plasmática, sem gasto de energia metabólica da célula, permitindo a passagem de substratos (moléculas ou íons) de um meio mais concentrado para um menos concentrado ex.: a absorção de glicose ao nível das vilosidades intestinais, para o meio interno (capilares sanguíneos intestinais).
Fagocitose
Fagocitose é o englobamento e digestão de partículas sólidas e microorganismos por fagócitos ou células ameboides. ex.:Um exemplo bastante clássico deste processo ocorre em nosso sistema imunológico, quando os macrófagos (células de defesa) fagocitam os microorganismos patogênicos (vírus, bactérias, etc).
Pinocitose
A pinocitose é um processo de endocitose em que a célula engloba partículas sólidas em solução aquosa, sem ser por difusão, mas por transporte ativo através da membrana plasmática.
EX.: Um exemplo de pinocitose é a captação de gotículas de lipídios do nosso alimento digerido por células que revestem o

Relacionados