OSCILADOR DE MASSA

1481 palavras 6 páginas
OSCILADOR DE MASSA-MOLA - M.H.S

COMPLEMENTOS DE FÍSICA (LABORATÓRIO), CLEBER
09 DE SETEMBRO DE 2014

Neste experimento tornou-se possível observar o oscilador de massa-mola, com um corpo básico armado e em posição vertical, a mola foi pendurada no gancho esquerdo da Lingueta Graduada, acoplando-se na sua outra extremidade a bandeja que iria receber os pesos. Instalou-se a balança onde servia para pesar a massa que seria colocada na mola. No experimento ele é utilizado para que se possa observar o período. Tivemos como objetivo o intuito de determinar o comportamento do período de um oscilador massa-mola em função da massa pendurada em uma mola. Além disto, determinar a constante de elasticidade da mola utilizando-se de um estudo que leve à previsão teórica deste comportamento.

Introdução
Oscilador massa-mola
Um oscilador massa-mola ideal é um modelo físico composto por uma mola sem massa que possa ser deformada sem perder suas propriedades elásticas, chamada mola de Hooke, e um corpo de massa m que não se deforme sob ação de qualquer força.
Este sistema é fisicamente impossível já que uma mola, por mais leve que seja, jamais será considerada um corpo sem massa e após determinada deformação perderá sua elasticidade. Enquanto um corpo de qualquer substância conhecida, quando sofre a aplicação de uma força, é deformado, mesmo que seja de medidas desprezíveis.
Assim podemos descrever dois sistemas massa-mola básicos, que são:

Oscilador massa-mola horizontal
É composto por uma mola com constante elástica K de massa desprezível e um bloco de massa m, postos sobre uma superfície sem atrito, conforme mostra a figura abaixo:

Como a mola não está deformada, diz-se que o bloco encontra-se em posição de equilíbrio.
Ao modificar-se a posição do bloco para um ponto em x, este sofrerá a ação de uma força restauradora, regida pela lei de Hooke, ou seja:

Como a superfície não tem atrito, esta é a única força que atua sobre o bloco, logo é a força resultante,

Relacionados