Oscar neimeyer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOGRAFIA
Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho (1907-2012) nasceu no bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, no dia 15 de dezembro de 1907. Filho de funcionário público, gostava de freqüentar as noites cariocas. Em 1928, casou com Anita Baldo sua primeira esposa, filha de imigrantes italianos, com quem teve uma única filha, a galerista Anna Maria Niemeyer. Do fruto dessecasamento, rendeu ao arquiteto, cinco netos, treze bisnetos e quatro trinetos. Em 1929, entrou para a Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, onde formou-se engenheiro arquiteto, em 1934. Inicia-se na profissão como estagiário no escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão.
O presidente Vargas buscava ferramentas para revolucionar o país, para fazer a diferença, tornar o Brasil uma potênciaagrícola em um país industrializado e usou e abusou da arquitetura e do urbanismo para ilustrar os novos rumos à nação, então em 1936 o ministro Gustavo Capanema convida Lucio Costa a realizar o projeto do edifício do Ministério da Educação e Saúde em estilo moderno, onde foi formada uma equipe e Le Corbusier foi chamado para dar consultoria.
Segundo Lucio Costa, Niemeyer assessorava pessoalmenteCorbusier e foi através desta convivência de poucos dias que desabrochou em Oscar o seu talento e a influência do estilo modernista ficou mais acentuada, o edifício do MES, torna-se então o primeiro arranha-céu do mundo a contar com “os 5 pontos da arquitetura moderna” definidos por Le Corbusier: a planta livre, a fachada livre, a estrutura independente, os pilotis e o terraço-jardim. Em 1937 no Rio deJaneiro teve seu primeiro projeto individual como profissional que foi construído, foi a Obra do Berço, este projeto foi encomendado por uma das diretoras da instituição, que também era sua parente. Foi esta obra que marcou a sua presença na arquitetura como arquiteto modernista. Naquele tempo existiam duas tendências arquitetônicas no Brasil, uma era a arquitetura moderna, que procurava utilizartoda a tecnologia e materiais existentes, explorando uma plenitude de possibilidades, e outra, uma arquitetura intermediária, misturando o moderno com estilos do passado.
Em 1940, Niemeyer teve a oportunidade de conhecer, o então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek. Convidado pelo político realiza seu primeiro grande projeto, nesse projeto que Niemeyer procurou fazer umaarquitetura diferente, pois ele achava que a arquitetura que ele praticava até aquele momento não compreendia e retratava bem a plasticidade do concreto armado (material com que gosta de trabalhar), porque era rígida como se fosse estrutura metálica. Introduziu então, a “curva livre e sensual”, “a curva da mulher preferida”, que tornou uma de suas marcas.
O uso de formas em curvas ou em cascas nasestruturas em concreto armado deu a Niemeyer à possibilidade de explorações inéditas em todos os seus futuros projetos. Como o Conjunto da Pampulha, formado por um Cassino, a Casa de Baile, o Clube e a Igreja de São Francisco de Assis ou Igreja da Pampulha. Em 1947 participou do Comitê Internacional de Arquitetos que projetou a Sede das Nações Unidas em Nova Iorque, onde teve o prazer de trabalharnovamente com Le Corbusier, ainda em 1047 realizou obras como o prédio do Banco Nacional Imobiliário (BNI), a Casa Edmundo Cavanelas, em Petrópolis, e a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, em Belo Horizonte.
No início da década de 1950 na cidade de São Paulo projetou o parque do Ibirapuera e o Edifício Copan, que se tornaram cartões-postais.Em 1954 viaja pela primeira vez à para aos continentesEuropeu, Ásia e África, através desta viaje ele passa a ter idéias inovadoras. Em 1955, assumiu a chefia do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da NOVACAP, empresa encarregada da construção de Brasília. Em 1956, foi encarregado de organizar o concurso para a escolha do Plano-piloto de Brasília a convite do então Presidente da República, Oscar Niemeyer realiza vários projetos para a cidade...
tracking img