Os tipos de conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O CONHECIMENTO HUMANO


OS QUATRO TIPOS DE CONHECIMENTO


CONHECIMENTO EMPÍRICO, POPULAR OU SENSO COMUM

O conhecimento popular, também chamado de empírico ou senso comum, é aquele que se adquire sem estudos e sem aplicação de métodos ou pesquisas. Para Fachin (2003, p. 9), ele “Geralmente é conseguido na vida cotidiana e, muitas vezes, ao acaso, fundamentado apenas em experiênciasvivenciadas ou transmitidas de pessoas para pessoas, fazendo parte das antigas tradições”.
Babibi (apud LAKATOS, 1991) diz que o conhecimento popular “é o saber que preenche nossa vida diária e que se possui sem o haver procurado ou estudado, sem a aplicação de um método e sem se haver refletido sobre algo”.
No nosso dia-a-dia fazemos muitas coisas que aprendemos dessa forma. Este conhecimento estápresente em todas as regiões, onde as pessoas o utilizam do seu jeito próprio para solucionar seus problemas. Ele é muito valioso, pois permite que as pessoas o utilizem para fazer as interações com a realidade e viver em harmonia. Embora ele não seja sistematizado e não siga regras fixas, ele continua sendo transmitido para as gerações futuras.











CONHECIMENTO FILOSÓFICOA filosofia teve sua origem na Ásia Menor (Jônia) o seu precursor foi Tales de Mileto. No século VI a.C. expandiu-se na Grécia, onde se destacaram nesse conhecimento Sócrates (469-399 a.C.), Platão (427-347 a.C.) e Aristóteles (383-322 a.C.).
Mas afinal para que serve o conhecimento filosófico?
Para Fachin (2001, p.5), “O grande mérito da filosofia é justamente desenvolver no ser humano apossibilidade de reflexão ou capacidade de raciocínio”.
Outro conceito que permite que entendamos este conhecimento é o de Lakatos (2001, p.78-79), que ressalta o potencial do conhecimento filosófico por ser “[...] caracterizado pelo esforço da razão pura para questionar o problemas humanos e poder discernir entre o certo e o errado, unicamente recorrendo às luzes da própria razão humana”.
Comopodemos perceber, o conhecimento filosófico é que nos dá a capacidade de julgar aquilo que vivenciamos e, sem ele, teríamos o raciocínio e a capacidade de juízo atrofiados.

CONHECIMENTO RELIGIOSO OU TEOLÓGICO

O conhecimento religioso ou teológico apóia-se na fé e tem sua origem nas revelações do sobrenatural. Na compreensão dos seres humanos essas manifestações são divinas e trazem amensagem de um ser superior. Quantas autoridades Divinas e invisíveis já são nomeadas por nós? Vejamos alguns exemplos: Buda, Maomé, Deus e Jesus Cristo.
Não podemos confundir crenças e religiões com fé. O conhecimento religioso parte do princípio de que as manifestações, “verdades” e evidências sobrenaturais não são verificáveis e, por serem obra do criador divino e conterem uma atitudeimplícita de fé, são infalíveis e indiscutíveis (LAKATOS,1991).










CONHECIMENTO CIENTÍFICO


Os três conhecimentos que vimos antes não são considerados científicos, porque lhes faltam algumas qualidades de sistematização e comprovação, mas, ainda assim, são muito importantes para nós.
O conhecimento científico é importante porque precisamos de fontes mais seguras queabordem os fatos e fenômenos da realidade de forma sistemática, aplicando métodos e realizando análise e síntese, sem a interferência das crenças do pesquisador. Ruiz (2002) o descreve como um conhecimento que vai além do empírico, procurando conhecer, além do fenômeno, suas causas e leis.
Na Renascença, a ciência era vista como certa, infalível e uma verdade absoluta, alcançada por meio doconhecimento ordenado e regido por leis e princípios. Porém, “atualmente a ciência é entendida como uma busca constante de explicações e de soluções, de revisão e de reavaliação de seus resultados, apesar de sua falibilidade e de seus limites” (CERVO E BERVIAN, 2002, p. 10).”
A ciência é um processo dinâmico de construção, renovação e reavaliação constante, na busca de aproximar-se cada...
tracking img