Os sorfistas

675 palavras 3 páginas
FILOSOFIA
Professor: Flávio Valentim de Oliveira
TEXTOS para o segundo exercício

TEXTO 1
Sobre a verdade
PROTÁGORAS. Eu afirmo, sim, que a verdade é mesmo como escrevi: que cada um de nós é a medida das coisas que são e que não são; mas existe uma diferença infinita entre homem e homem, e exatamente por isso as coisas parecem e são de um jeito para uma pessoa e, de outro jeito, para outra pessoa.
...Para alguém que está doente, os alimentos parecem e são amargos; ao contrário, para alguém que está bem, eles são e parecem agradáveis. Mas não é lícito inferir disso que entre esses dois um é mais sábio que o outro (porque não é possível) e tampouco se deve dizer que o doente, por ter tal opinião, é ignorante e que o são é sábio, por ter opinião contrária, mas sim que é preciso mudar de um estado para outro, porque o estado de saúde é melhor. E assim, também na educação, é preciso mudar o homem de um hábito pior para um hábito melhor (Fragmento extraído de Teeteto de Platão).
TEXTO 2.
A palavra é um grande dominador De fato, a palavra é um grande dominador que, com minúsculo e invisível corpo, realiza mui divinos empreendimentos; de fato, consegue acalmar o medo, eliminar a dor; suscitar a alegria e aumentar a piedade. E explicarei como isso se dá. E como a persuasão, unida à palavra, consegue conformar como quiser a alma, deve-se aprender, em primeiro lugar, o raciocínio dos metereologistas, os quais , trocando hipótese por hipótese, destruindo uma, construindo outra, fazem ver aos olhos da mente o inacreditável e o inconcebível. Em segundo lugar, os debates oratórios de necessidade pública (políticos e judiciários), nos quais um único discurso não sugerido pela verdade, mas escrito com habilidade, costuma deleitar e persuadir o grande público. Em terceiro lugar, as

escaramuças filosóficas, que mostram com que rapidez a inteligência facilita a troca de convicções da opinião.
Existe entre o poder da palavra e a disposição da alma a mesma relação

Relacionados

  • sorfistas
    1197 palavras | 5 páginas
  • CIDADE GREGA
    1146 palavras | 5 páginas