Os sete pecados capitais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1223 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os sete pecados capitais são:

1) Gula: consiste em comer além do necessário e a toda hora;
2) Avareza: é a cobiça de bens materiais e dinheiro;
3) Inveja: desejar atributos, status, posse ehabilidades de outra pessoa;
4) Ira: é a junção dos sentimentos de raiva, ódio, rancor que às vezes é incontrolável;
5) Soberba: é caracterizado pela falta de humildade de uma pessoa, alguém que se achaauto-suficiente;
6) Luxúria: apego aos prazeres carnais;
7) Preguiça: aversão a qualquer tipo de trabalho ou esforço físico.

Sete Pecados Capitais

Os sete pecados capitais são atitudes humanas contrárias às leis divinas. Foram definidos pela Igreja Católica, no final do século VI, durante o papado de Gregório Magno. 
São eles:

1. Luxúria: apego e valorização extrema aos prazerescarnais, à sensualidade e sexualidade; desrespeito aos costumes; lascívia.

2. Gula: comer somente por prazer, em quantidade superior àquela necessária para o corpo humano.

3. Avareza: apego ao dinheiro de forma exagerada, desejo de adquirir bens materiais e de acumular riquezas.

4. Ira: raiva contra alguém, vontade de vingança.

5. Soberba: manifestação de orgulho e arrogância.

6. Vaidade:preocupação excessiva com o aspecto físico para conquistar a admiração dos outros.

7. Preguiça: negligência ou falta de vontade para o trabalho ou atividades importantes.
A palavra pecado é usada para caracterizar qualquer maneira de desobediência a Deus, que pode ser perdoável não necessitando ser confessado, caso a pessoa se arrependa ou também um pecado capital, que é aquele que precisaser confessado, a pessoa se arrepender de tê-lo cometido e, na maioria das vezes de penitência para que a alma possa ser purificada. Os pecados capitais são caracterizados como vícios de conduta praticados pelos homens. Tendo isso por base, os pecados capitais mais praticados foram divididos e enumerados pelo Papa Gregório Magno, no século VI e definitivamente firmados no século XIII pelo teólogoSão Tomás de Aquino. Veja então quais são os Sete Pecados Capitais e seus significados:
A avareza é o primeiro deles, se caracteriza pelo apego excessivo e sem controle pelos bens materiais e, principalmente o dinheiro, deixando até Deus em segundo plano. A gula também é um dos sete pecados capitais e, se caracteriza pela busca constante e incontrolável por bebida e comida. Há quem interprete a gulatambém como o excesso em comprar, usar, possuir e muitos outros exageros.
A inveja é outro pecado que prejudica tanto quem o sente, como também quem é o alvo. Se caracteriza pelo desejo excessivo por status, posse, habilidades e qualquer outra coisa que outra pessoa tem ou consegue. O conhecido invevejoso ou olho gordo ignora tudo aquilo que é ou possui para cobiçar o que é do outro.
A iratambém é outro pecado capital e também bastante praticado em nossa sociedade de hoje em dia. Se caracteriza pelo intenso e descontrolado sentimento de ódio, raiva, rancor que pode ou não trazer um sentimento de vingança. É um sentimento mental e emotivo bastante complicado, por comprometer duas pessoas também. A luxúria é o desejo e o apego descontrolado por prazeres carnais, ou seja, a entrega semcontrole ao sexo apenas em busca do prazer. A preguiça também é algo bastante presente em nosso dia a dia, que se caracteriza pela falta de capricho, desleixo, lentidão e recusa de praticar alguma atividade, ou seja, aversão ao trabalho. E por fim, a soberba, que se caracteriza pela falta de humildade e que pode ser entendida também como arrogância.
Nós, como somos seres humanos e, por isso providosde falhas, cometemos rotineiramente esses pecados, sem ao menos perceber. O que devemos fazer é verificar se essas falhas não estão prejudicando a nós e ao próximo, pois é aí que os pecados começam a nos prejudicar.
Os sete pecados capitais.
Os pecados capitais são uma classificação de vícios usada nos primeiros ensinamentos do cristianismo para educar e proteger os crentes, de forma a...
tracking img