Os sete pecados capitais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OS SETE PECADOS CAPITAIS

Micael Caldas Barroso – 2º DC
Professor Padre Claudio

Sumário

Introdução.....................1
São Tomás de Aquino...................2
Pecados capitais: uma elaboração teológica da experiência antropológica...................2
A soberba, um pecado supra-capital.......................4
Explicação especial para a ira e a acídia.........................5
Ossete pecados capitais...............................7
Conclusão....................9

Introdução

Os conceitos incorporados no que se conhece hoje como os sete pecados capitais se trata de uma classificação de condições humanas conhecidas atualmente como vícios que é muito antiga e que precede ao surgimento do cristianismo mas que foi usada mais tarde pelo catolicismo com o intuitodecontrolar, educar, proteger os seguidores, de forma a compreender e controlar os instintos básicos do ser humano. O que foi visto como problema de saúde pelos antigos gregos, por exemplo, depressão (melancolia, ou tristetia), foi transformado em pecado pelos grandes pensadores da Igreja Católica.
Assim, a Igreja Católica classificou e selecionou os pecados em dois tipos: os pecados que são perdoáveis sem anecessidade do sacramento da confissão, e os pecados capitais, merecedores de condenação. A partir de inícios do século XIV a popularidade dos sete pecados capitais entre artistas da época resultou numa popularização e mistura com a cultura humana no mundo inteiro.

São Tomás de Aquino

Na sua doutrina sobre os pecados capitais ou vícios capitais, Tomás de Aquino repensa toda a vivênciaacumulada ao longo dos séculos pelo Homem e faz um diagnóstico ou uma tomografia da alma humana, no que concerne aos vícios. Crendo que se possa resumir, toda a variedade dos vícios referidos, num contexto muito "Aquiniano", quando este se refere: "A devassidão do espírito, manifesta-se entre algumas coisas, na tagarelice, na irrequietude interior, na inconstância da decisão, na volubilidade docarácter, na insatisfação insaciável da curiosidade; enfim numa vontade indomável de sair da "Torre do Espírito" e dispersar-se pelo variado." Isto pode significar que o Homem, perdeu a capacidade de habitar em si próprio e que na procura de fuga de si mesmo, avesso e entediado com a aridez de um interior queimado pelo desespero, procura com um angustioso egoísmo, mil caminhos onde se esgotam as melhores emaiores energias da dignidade e da natureza humana.

Pecados capitais: uma elaboração teológica da experiência antropológica

Em sua doutrina sobre os pecados capitais - ou vícios capitais -, Tomás repensa a experiência acumulada sobre o homem ao longo de séculos. Se o filosofar do Aquinate é sempre voltado para a experiência e para o fenômeno, mais do que em qualquer outro campo é quandotrata dos vícios que seu pensamento mergulha no concreto, pois, citando o sábio (pseudo-) Dionísio, "malum autem contingit ex singularibus defectis" - para conhecer o mal é necessário voltar-se para os modos concretos em que ele ocorre. Assim, é freqüente encontrarmos nas discussões de Tomás sobre os vícios - para além da aparente estruturação escolástica - expressões de um forte empirismo como:"Contingit autem ut in pluribus..." (o que realmente acontece na maioria dos casos...).
A doutrina dos vícios capitais é fruto de um empenho de organizar a experiência antropológica cujas origens remontam a João Cassiano e Gregório Magno, que têm em comum precisamente esse voltar-se para a realidade concreta.
Cassiano - bem poderia ser escolhido o padroeiro dos jornalistas - é o homem que, em tornodo ano 400, percorreu os desertos do Oriente para recolher - em "reportagens" e entrevistas - as experiências radicais vividas pelos primeiros monges; já o papa Gregório (não por acaso cognominado Magno), cuja morte em 604 marca o fim do período patrístico, é um dos maiores gênios da pastoral de todos os tempos.
Ambos tratam de fazer uma tomografia da alma humana e, no que diz respeito aos...
tracking img