Os sentidos da psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os sentidos que tem em Psicologia – súbita percepção da solução de um problema ou dificuldade – e especialmente em Psicanálise – percepção dos próprios impulsos oudesejos e de sua origem – ajudaram a difundir esta palavra de uso semiculto generalizado no Brasil – que se pode dizer insubstituível ou intraduzível. É discernimento,compreensão súbita, ou capacidade de sentir o âmago das coisas ou situações, uma iluminação, um estalo, o ato de ver na mente com clareza: “Barron deixou Leary confuso com suaconversa sobre revelações de William Blake, insights místicos e perspectivas transcendentais” (Caio Fernando Abreu, Leia, 1989). > 8.1.

A nível de uma definição operacionalde insight, que permita o seu reconhecimento, pode-se começar por lembrar a posição da Gestalt afirmando-o como a descoberta súbita da resposta a um problema (cf. Mayer,1996). 

Numa linguagem mais recente, é considerado como a passagem súbita de um estado de desconhecimento ou de incompreensão para um estado de conhecimento e resoluçãoface a um problema (Gick & Lockhart, 1995; Mayer, 1995). Ou se quisermos, numa perpectivação ainda mais consensual, a reestruturação súbita de informação na substituiçãode uma representação para outra que, por fim, resolve o problema. 

A criança que, de repente, “vê” que o pato desenhado afinal “também pode” ser um coelho, ou a taça umpar de caras, realiza um insight da mesma natureza que o contido no problema humorístico “um galinheiro tinha 10 galinhas, veio um lobo e comeu 2. Quantas ficaram?”(podendo ficar 8 ou12..) ou que o contido numa descoberta científica que muda o mundo. A representação A deu lugar, subitamente, à representação B, menos óbvia mas eficaz.
tracking img