Os recursos humanos como factor de competividade nas organizaões

322 palavras 2 páginas
CIP-E uma associação composta por associações patronais e empresas individuais e tem como objecto defender os interesses da industria privada perante os restantes parceiros sociais.
Nasceu em Maio de 1974,como resposta ao movimento de cultivação da economia, em defesa da democracia industrial assente na iniciativa e na economia do mercado. CCP
A CCP confederação do comércio português foi criada em 1976, com origem nas associações patronais que surgiram após o 25 de Abril.
A CCP agrupa a FCGP- Federação do Comercio Retalhista Grossista Português - e a FCRP – Federação do comércio Retalhista. Em 1995, verificou-se uma alteração estatuária, originada na aproximação do sector do comércio e que deu origem à actual confederação do comércio de Portugal, que passou a adoptar o principio da filiação directa das associasses patronais e de empresas, em determinadas condições. Actualmente, esta configuração representa cerca de 200mil empresas, essencialmente do sector do comércio.
A CCP tem assento no conselho económico e social e na comissão permanente de concentração social.
Conselho Económico-social
O Conselho Económico e social (CES) é o órgão constitucional de consulta, concertação e participação, no domínio das políticas económicas e social. Foi criado em 1991 e, desde então, tem-se afirmado com um espaço de diálogo e participação dos diversos interesses presentes na sociedade portuguesa.
É difícil evidenciar toda a dinâmica de uma instituição com as características do Conselho Económico e social (CES), cuja principal actividade se centra na função consultiva, reflexiva e de concertação social. Por esse motivo, parte da actividade dos seus órgãos esgota-se na emissão de opiniões e na formação de consensos determinantes para uma decisão, a jusante, de poder político.
A actividade de representação nacional e internacional do CES, traduz-se essencialmente na participação e organização de seminários, encontros internacionais e realização de relatórios e

Relacionados

  • Tratamento da informação contabilística nas organizações
    8783 palavras | 36 páginas