Conceitos fundamentais de hidraulica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundação Comunitária Educacional e Cultural de João Monlevade
CENTRO TECNOLÓGICO DR. JOSEPH HEIN
João Monlevade - Minas Gerais

APOSTILA – CONCEITOS FUNDAMENTAIS HIDRÁULICA
CURSO – EDIFICAÇÕES
DISCIPLINA – INSTALAÇÕES HIDRO SANITÁRIAS
PROFESSOR: ELENILDO BASTOS DE OLIVEIRA

Conceitos fundamentais Hidráulica

Força, Pressão e Perda de Carga

Quando uma força é aplicada sobreuma área, ocorre o que chamamos de pressão.

Imagine um reservatório com 10 metros de altura, completamente cheio de água. Qual é a força ou pressão, que teremos sobre o fundo deste reservatório?

Será de 10 metros de força em cada cm² do seu fundo, não importando qual seja seu diâmetro.

[pic]

A água contida em um tubo tem um determinado peso, o qual exerce uma determinada pressão nasparedes desse tubo. Qual é essa pressão? Olhando para os dois copos A e B, em qual dos dois existe maior pressão sobre o fundo de cada um? O copo A ou o copo B? A primeira idéia que nos vem na cabeça é que existe maior pressão no fundo do copo A.

[pic]

No entanto, se ligarmos os dois copos, como mostra a figura abaixo, observaremos que os níveis permanecem exatamente os mesmos. Isto significaque: Se as pressões dos copos fossem diferentes, a água contida no copo A empurraria a água do copo B, que transbordaria. As pressões portanto, são iguais em ambos os copos! É isto mesmo o que ocorre na prática. Esta experiência é chamada “Princípio dos Vasos Comunicantes”.

[pic]

Agora, se adicionarmos água no copo A, inicialmente ocorre um pequeno aumento da altura “hA”. O nível do copo A,então, vai baixando aos poucos. Com a adição de água, houve um aumento de pressão no fundo do mesmo, a qual tenderá a se igualar a pressão exercida pela água do copo B.

[pic]

Conclusão

A pressão que a água exerce sob uma superfície qualquer (no nosso caso, o fundo e as paredes do copo) só depende da altura do nível da água até essa superfície. É o mesmo que dizer: A pressão não depende dovolume de água contido em um tubo, e sim da altura.

Níveis iguais, geram pressões iguais. A pressão não depende da forma no recipiente.

Dentro do sistema de abastecimento e da instalação predial a água exerce uma força sobre as paredes das tubulações. A esta força damos o nome de “pressão”. Nos prédios, o que ocorre com a pressão exercida pela água nos diversos pontos das tubulações, é omesmo que no exemplo dos copos. Isto é: a pressão só depende da altura do nível da água, desde um ponto qualquer da tubulação até o nível da água do reservatório. Quanto maior for a altura, maior será a pressão. Se diminuirmos a altura, a pressão diminui. No esquema abaixo, vimos que a pressão no ponto B é maior que em A, pois ali a altura da coluna da água é maior que a coluna do ponto A.

[pic]Como podemos medir a pressão

Como vimos, pressão é uma força exercida sobre uma determinada área. Sendo assim, sua unidade de medida é quilograma força por centímetro quadrado – kgf/cm².

Existem outras formas de expressarmos as unidades de medida de pressão:

m.c.a: metros de coluna d’água

Pa: Pascal

Veja correspondência destas unidades: 1kgf/cm² é a pressão exercida por umacoluna com 10 metros de altura, ou seja, 10 metros de coluna d’água (m.c.a.), ou 100.000 Pa.

[pic]

Se você mora em um edifício de 10 andares e alguém lhe pede para medir a pressão na torneira do seu lavatório, como você poderia fazer essa medição?

Bastaria substituir a torneira do lavatório por um manômetro* e efetuar a leitura. Você poderia saber qual é exatamente a diferença de alturaexistente entre o nível da torneira e o da caixa d’água?

Sim! Através do valor que o manômetro estaria marcando. Se este manômetro indicasse por exemplo, 2kgf/cm², isto significaria que esta altura é de 2kgf/cm² x 10 igual 20 metros de coluna d’água. Ou seja, 20 metros de desnível.

[pic]

Pressão estática, dinâmica e de serviço

Nas instalações prediais, devemos considerar três tipos de...
tracking img