Os programas da CAPES para avaliação da pós-graduação stricto sensu .Uma proposta de análise a partir de Fairclough.

2335 palavras 10 páginas
Os programas da CAPES para avaliação da pós-graduação stricto sensu – O caso da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (2001-2010). Uma proposta de análise a partir de Fairclough.
Aluna: Suzana Rebeca da Silva Lima
1. Do objeto de pesquisa
Enquanto Técnica em Assuntos Educacionais lotada na Coordenação de Cooperação Internacional, percebemos que, ao preparar apresentações e textos sobre a Universidade Federal de Pernambuco para Instituições de Ensino Superior estrangeiras, um dos tópicos que não poderíamos deixar faltar referia-se aos cursos de pós-graduação com conceitos 6 e 7 avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A partir daí, nossa curiosidade sobre o assunto nos fez pesquisar e querer aprofundar as análises sobre o tema. Esta é, pois, a origem empírica de nosso objeto de estudo.
Ao iniciarmos nossas pesquisas sobre o tema, observamos que até o presente momento, no site do Banco de Teses da CAPES, encontramos 11 dissertações e 2 teses que tratam diretamente sobre a questão da avaliação na pós-graduação stricto sensu, nos permitindo inferir que há poucos trabalhos publicados sobre o tema e, em especial, poucos trabalhos na área de Educação, uma vez que dos 13 trabalhos encontrados, apenas 4 pertencem à referida área, o que nos impulsionou ainda mais a elaborar este projeto de pesquisa, que pretende também analisar como se deu o processo de Avaliação Trienal dentro do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco.
Para melhor compreendermos os mecanismos de avaliação utilizados pela CAPES, é necessário, primeiramente, fazer uma abordagem geral sobre avaliação, que entendemos como um “[...] patrimônio das instituições educacionais” (BALZAN & SOBRINHO, 2000: 7). Os autores explicam que precisamos compreendê-la não como um mecanismo punitivo ou apenas indicativo de qualidade, mas, antes de tudo, como um instrumento radicado no âmago das instituições

Relacionados

  • resenha
    178413 palavras | 714 páginas
  • 19625 82860 1 PB
    94121 palavras | 377 páginas
  • Superior
    89033 palavras | 357 páginas
  • Como Fazer E Apresentar Trabalhos Cient Ficos Em Eventos Academicos Antonio Carlos Xavier
    37316 palavras | 150 páginas