Os principais sociologos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As idéias de Durkheim

Para ele os problemas sociais entre os trabalhadores e empresários teriam de ser resolvidos dentro da ordem e do progresso.
Segundo Durkheim, a sociedade é um conjunto de normas, de ações, pensamentos e sentimentos acadêmicos que não existem apenas na consciência dos indivíduos, mas não construída exteriormente.
Os fatos sociais são justamente essas regras e normascoletivas que orientam a vida dos indivíduos em sociedade. Osfatos sociais consistem em idéias, normas ou regras criadas pela coletividade e já existem fora de nós quando nascemos.
E com todas essas regras, idéias e normas havendo a desobediência o transgressor será punido pelo grupo.
O indivíduo não nasce sabendo de suas obrigações e responsabilidade perante a sociedade.
As crianças e osadolescentes aprendem com os pais a cultura que eles adquiriram ao longo de sua vida.
Durkheim propõem um método para a sociedade que os pesquisadores analisaram os fatos sociais como se fossem coisas que existem independentemente de nossas idéias, vontade e sentimentos.

Augusto Conte (Positivismo)
Augusto Conte um positivista que influenciou grandemente a formação na republica do Brasil. Tanto que olema da bandeira brasileira é Ordem e Progresso, foi inspirado na doutrina desse filósofo Frances.
Sociologia é a ciência no qual estão subordinadas as demais ciências. Alem disso para Conte a sociologia deve promover uma organização mais progressiva e livre do espírito ou natureza humana e da sociedade. Portanto, tem no seu interior uma instancia moral.

As idéias de Weber
Marx Weber de1864-1920 defende que os fenômenos sociais devem ser analisados a partir do indivíduo.
Para ele estudar diversos aspectos da sociedade, a partir teoria positivista não é suficiente para compreender as coisas que acontece e suas conseqüências.
Weber propõe uma interpretação da realidade do motivo ou do sentido que o individuo da as suas ações. Isso significa que só existe algo na sociedade quando oindivíduo da sentido para as coisas que acontece.
Para Weber ação social é “todo tipo de ação que envolve alguma orientação baseada no outro.
Com Weber podemos aprender determinados fenômenos sociais relacionados à religião, a economia, a política entre outros, tendo um olhar compreensivo a partir da subjetividade. Weber prioriza uma metodologia qualitativa tendo em vista o individuo e suas açõessociais.
Marx Weber nos oferece uma forma de olhar interpretativo para procurarmos compreender os motivos que os levam ao vandalismo.
Para sabermos mais sobre o vandalismo e suas causas o olhar do sociólogo deve ser mais profundo a partir de diversos aspectos tais como: cultural, social, econômico, político entre outros.
Weber conclui que o capitalismo e o protestantismo tinham uma relaçãoestreita.

As idéias de Karl Marx
Marx mudou radicalmente a historia da humanidade.
O mais importante trabalho de Marx foi o artigo sobre a crítica do filósofo Hegel em 1844.
Marx tinha uma visão invertida de Hegel, ele dizia que Hegel tinha posto o homem de ponta-cabeça.
Com as lutas proletárias seus pensamentos engajados tiveram três fontes sendo elas: a Economia Política Inglesa, o socialismoFrancês e a filosofia alemã.
Uma das grandes obras de Marx é o “capital”, que trata da analise de sociedade capitalista.

 Ideias marxistas
A principal contribuição de Marx para o melhor conhecimento da economia capitalista está no seu livro intitulado “O Capital”, uma obra composta de três volumes, sendo o primeiro publicado em 1867 e os outros dois após sua morte pelo amigo FriederickEngels, em 1885 e 1894. Marx escreveu outros títulos, mas o que interessa neste trabalho diz respeito principalmente a essa obra.
Neste estudo, busca-se destacar a parte econômica da obra de Marx, dado os objetivos da pesquisa. Portanto, faz-se necessário uma introdução sobre as principais ideias de Marx, principalmente aquelas que dizem respeito ao processo de exploração da força de trabalho...
tracking img