Os ppensadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

As aplicações de normas, procedimentos, hierarquias, forma de controle, direção e organização são indispensáveis para o sucesso das empresas.
Estas precisam ser bem administradas e isto requer diretores, gerentes, chefes, encarregados qualificados.
Neste trabalho conheceremos a administração utilizada por grandes pensadores, que contribuíram e ainda hoje influenciam para odesempenho administrativo de algumas empresas, citaremos os conceitos adotados por Taylor, Ford, e Fayol.

Frederick Winslow Taylor 1856 – 1915

Nasceu na Pensilvânia, filho de uma família abastada. Foi aprovado no exame de admissão da escola de direito de Harvard, porem tornou-se trabalhador manual.
Entre 1874 e 1878, ele trabalhou para uma empresa que fabricava bombas hidráulicas, onde aprendeu ooficio de torneiro e nesta mesma empresa começou a observar o que considerava má administração, que relacionava – se à relação de má qualidade entre os trabalhadores e gerentes.
Em 1878 começou a trabalhar na empresa Midvale Still, uma usina siderúrgica, onde ficou por 12 anos, sendo no inicio trabalhador e encerrou como engenheiro chefe. Durante esse período retomou os estudos desta vez emengenharia, obteve seu titulo de mestre em 1883, começou a desenvolver os primeiros de vários aprimoramentos técnicos.
Nesta mesma empresa Taylor observou os problemas das operações fabris entre eles, falta de incentivo para melhorar o desempenho do trabalhador, a administração não tinha noção clara de divisão de suas responsabilidades com o trabalhador, muitos trabalhadores não cumpriam suasresponsabilidades, as decisões dos administradores eram baseadas em palpites, entre os departamentos das empresas não havia integração, os trabalhadores eram colocados em tarefas nas quais não tinham aptidão, os gerentes ignoravam o fato de que a excelência no desempenho refletia como recompensas tanto para ele quanto para a mão – de – obra, havia conflitos entre capatazes e operários sobre quantidade daprodução.
Taylor conclui que se o operário mais produtivo percebe que obtém a mesma remuneração que o seu colega menos produtivo, acaba acomodando – se, perdendo o interesse e não mais produzindo com sua capacidade.
Essas observações levaram Taylor a estudar o problema de produção para tentar uma solução que atendesse a patrões e empregado.
Daí surgiu a necessidade de criar condições de pagarmais o operário que produz mais. Taylor procurou resolver estes e muitos outros problemas comuns nas empresas.
Taylor começou a desenvolver seu próprio sistema de administração de tarefas que ao passar do tempo ficou conhecido como taylorismo e logo depois administração cientifica.
Entre 1890 e 1893, Taylor foi gerente geral em uma empresa que fabricava papeis, ao deixar esta empresa estabeleceu– se como consultor. Em suas consultorias proponha – se a “sistematizar a administração do chão – de – fabrica.” No ano de 1893, foi contratado para trabalhar exclusivamente na Bethlehem Steel uma das grandes siderúrgicas, com cerca de 4.000 funcionários em 1900, nesta empresa Taylor desenvolveu suas ideias a respeito da administração cientifica e junto com J. Maunsel White inventou o que ficouconhecido como processo Taylor – White para o treinamento térmico do aço empregado na produção de ferramentas. Esta invenção trouxe aprimoramento de 200 a 300% na capacidade de corte. Na Bethlehem o assistente de Taylor era Henry Gantt.
Em 1901 deixou esta empresa e retornou para Filadélfia, dedicando- se a divulgação de suas ideias. Em 1910, foi criada a sociedade para a promoção de administraçãocientifica que tornou – se em 1915, ano de sua morte, Sociedade Taylor.

O Plano de Taylor sobre o problema dos salários

O ataque ao problema dos salários é considerado o primeiro estagio do movimento da administração.
Em 1895, Taylor apresentou a sociedade o primeiro trabalho da administração cientifica.
A piece – rate system (um sistema de pagamento por peça). Neste Documento relatava...
tracking img