Eletronica basica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1224 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2 ELETRÔNICA

Eletrônica é o campo da ciência e da engenharia que trata dos dispositivos eletrônicos e de sua utilização. É a parte da física que estuda e utiliza as variações de grandezas elétricas para captar, transmitir e processar informações. Numa definição mais abrangente, podemos dizer que a Eletrônica é o ramo da ciência que estuda o uso de circuitos formados por componenteselétricos e eletrônicos, com o objetivo principal de representar, armazenar, transmitir ou processar informações além do controle de processos e servo-mecanismos. Sob esta ótica, também se pode afirmar que os circuitos internos dos computadores (que armazenam e processam informações), os sistemas de telecomunicações (que transmitem informações), os diversos tipos de sensores e transdutores (querepresentam grandezas físicas - informações - sob forma de sinais elétricos) estão, todos, dentro da área de interesse da Eletrônica.
A origem dos aparelhos eletrônicos remonta às pesquisas de Thomas Alva Edison, que em 1883 descobriu o que chamamos hoje de "Efeito Edison", ou efeito termiônico. Ele demonstrou a formação de uma corrente elétrica fraca no vácuo parcial entre um filamentoaquecido e uma placa metálica. A corrente era unidirecional e cessava se a polaridade do potencial entre o filamento e a chapa fosse invertida. Ficou comprovado que os transmissores da eletricidade estavam eletrizados. Mais tarde, estes transmissores receberam o nome de elétrons.
Divide-se em Analógica e Digital porque suas coordenadas de trabalho optam por obedecer estas duas formas deapresentação dos sinais elétricos a serem tratados.
Será mostrado a seguir alguns dos componentes básicos utilizados na eletrônica e o funcionamento de cada um.

2.1 RESISTOR

Resistores são componentes usados para dificultar a passagem da corrente elétrica e diminuir a tensão em vários pontos de um circuito eletrônico. Podem ser confeccionados em cerâmica e metal filme. Háresistores de várias potências, isto por causa das várias aplicações nos circuitos eletroeletrônicos.






2.1.1 Lei de OHM

Esta lei relaciona a corrente elétrica que passa por um resistor com a tensão aplicada nos seus terminais. A corrente é medida em Ampère (A), a tensão em Volt (V) e a resistência em Ohm (Ω). Basta dividir a tensão pelo valor do resistor e saberemos a correnteque passa por ele. Veja abaixo:


2.1.2 Código de cores e leitura de resistores

Os resistores são medidos em OHM ( Ω ). Em alguns tipos este valor já vem indicado direto no corpo em forma de número. Porém a maioria usa um sistema de anéis coloridos para indicar o valor, conforme visto abaixo:


2.2 TRANSISTORES

Transistor é o principal componente daeletrônica, sendo o sucessor da válvula eletrônica. É um componente formado por três cristais de silício, sendo dois N e um P ou dois P e um N. Abaixo vemos os tipos e símbolos dos transistores comuns usados em eletrônica (bipolares): transistores comuns usados em eletrônica (bipolares):


2.2.1 Polarização dos Transistores

Polarizar um transistor significa aplicar uma tensão contínua emcada um dos seus terminais para que o mesmo possa desempenhar suas funções nos circuitos. É por causa da polarização que os equipamentos eletrônicos devem ser alimentados com pilhas, baterias ou a partir da tensão da rede elétrica.
1 - NPN - Funcionam com tensão maior no coletor, média na base e menor no emissor. A tensão da base é só um pouco maior que a do emissor.
2 - PNP - Funcionam comtensão maior no emissor, média na base e menor no coletor. A tensão da base é só um pouco menor que a do emissor. Abaixo vemos os exemplos:


2.2.2 Transistor de Efeito de Campo (FET)

Possui os três terminais com nomes diferentes dos transistores comuns: dreno, source e gate. O dreno trabalha com a tensão mais alta e o source com a mais baixa. Aplicando uma tensão média no gate, ele...
tracking img