Os povos indiginas na historia do tocantins

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GILSARA GONVALVES XAVIER BORGES

OS POVOS INDIGINAS NA HISTORIA DO TOCANTINS

No Tocantins, a modernidade convive em total harmonia com as tradições. Ao mesmo tempo em que a capital do estado,Palmas, é a ultima cidade brasileira planejada do século 20, recebendo como moradoras pessoas de todo o país, existe no Tocantins uma população aproximada de 10 mil indígenas. Todos com cultura etradições muito bem preservadas. São indígenas de sete etnias: Karajá, Xambioá, Javaé (que formam o povo Iny) e os Xerente, Krahô Canela, Apinajè e Pankararu. Eles se distribuem em mais de 82 aldeias, emmunicípios de todas as regiões do Estado. Dependendo das peculiaridades e habilidades de cada etnia, os indígenas do Tocantins chamam a atenção pela beleza do artesanato que fazem, pelas pinturas eadornos que enfeitam seus corpos nas festas e rituais.
Esses povos têm uma cultura rica e uma história de luta pela sobrevivência e mantêm rituais e festas com uma forte ligação com o seu passado. Umacontribuição fundamental para a percepção dos sentimentos antigos dos povos são os projetos de educação para formação de professores bilíngües. No Tocantins, o Governo do Estado está qualificandoprofessores das escolas nas aldeias, visando ensinar crianças e jovens a escrever e ler na própria língua, possibilitando o resgate da historia oral dos povos indígenas e a valorização de sua cultura etradição. Já são 61 escolas atendendo 2.269 alunas. Os povos indígenas da Tocantins têm uma organização social e política própria que lhes sustenta, correspondendo a um processa de crescimento demográfico ea retomada de seus valores culturais que constituem não somente para o Estado, mas para a humanidade, um patrimônio de diversidade ou pela própria simbologia destes eventos seculares.

ApinajéVive na região Norte do Estado, em área de reserva que abrange parte dos municípios de Tocantinópolis, Maurilândia, Cachoeirinha e Lagoa de São Bento, somando 141.904 hectares em sete aldeias....
tracking img