OS MISERÉVEIS - RESENHA LIVRO

1067 palavras 5 páginas
RESENHA “OS MISERÁVEIS”

HUGO, Victor. Os Miseráveis. Tradução e adaptação: Walcyr Carrasco.
Edição. São Paulo: FTD, 2001. 50 páginas.

O clássico conta a história de Jean Valjean ambientado na França do século 18 após a revolução francesa (1789).
Esta obra foi publicada pela primeira vez, na França, em 1862 e logo se transformou num grande sucesso. Foi traduzida para diversas línguas e é uma história com forte cunho social, a história de um ex-prisioneiro que é perseguido por um inspetor de polícia.
Jean Valjean, o herói desta obra, era um homem que vivia para a família, trabalhando muito e vivendo em situação miserável, foi condenado e preso por roubar um pão para alimentar sua família.
Preso, cumpriu pena de dezenove anos.
Na prisão, perde sua identidade e ao sair, se torna um homem embrutecido.
Sem emprego e sem amparo social, vê-se em situação difícil até que se depara com a bondade e o amor do bispo de Digne que lhe ampara e ajuda.
Conservando ainda as características da personalidade que a prisão lhe infringiu, e ainda com seus velhos hábitos de sobrevivência, numa noite, rouba toda a prataria do Bispo e foge.
Capturado pela policia e apresentado novamente ao bispo, este o acolhe em sua casa e perdoa-o.
Depois disso, foge e muda de identidade na tentativa de se reabilitar, mas seu perseguidor, o detetive Javert continuava no seu encalço.
Sob disfarce, tornou-se um grande empresário que empregava muitas pessoas e zelava por preservar seus valores morais e sua benevolência.
Tornou-se prefeito numa cidade do interior, porém, ainda perseguido por Javert, que tenta a todo custo, revelar-lhe a verdadeira identidade. Ao deparar-se com a demissão hostil de Fantine, que trabalhava em uma de sua fabrica, acaba ajudando-a e revelando sua verdadeira identidade a seu gerente.
O homem, imediatamente o comunica que não podia ser verdade porque o verdadeiro Jean Valjean, estaria sendo julgado dentro de poucos dias.
Ao receber essa noticia,

Relacionados