Os impactos e trajetorias das politicas sociais de genero nas cidades fronteiriças de dionísio cerqueira-sc, barracão-pr, bernardo irigoyen-mnes-argentina

1415 palavras 6 páginas
PROJETO DE PESQUISA.

OS IMPACTOS E TRAJETORIAS DAS POLITICAS SOCIAIS DE GENERO, NAS CIDADES FRONTEIRIÇAS DE DIONISIO CERQUEIRA-SC, BARRACÃO-PR NO BRASIL E BERNARDO IRIGOYEN-MNES NA ARGENTINA.

02 – APRESENTAÇÃO

Refletir sobre este tema nos remete a uma hipótese comum: sob o impacto na trama da mobilidade individual e coletiva, a estrutura das relações redesenha experiências humanas e suas fronteiras, ao longo do tempo e do espaço, com ou sem eficiências, porém, com possibilidades.

Para identificar e descrever esses fenômenos na sua pluralidade e manifestações empíricas nesta fração geográfica urbana, nacional e transnacional, é que se observa o quanto de capacidade humana as pessoas dispõem para reconstruírem seus espaços.

Para arquitetar esse novo espaço as tribos reinventam sua engenharia do sobreviver. Buscam atravessar fronteiras e espaços até então limitados ao seu próprio convívio. Alargam trajetórias ntre o proibido e o permitido. Entre o lícito e o ilícito. Tratam ainda em identificar as lógicas que informam os diferentes planos e demandas , direitos e respostas na garantia da fixação das categorias sociais e de gênero.

Pretendemos pois, olhar a transversalidade que circunda a dinâmica social das categorias que nela habitam levando em conta a capacidade que os indivíduos/grupos possuem para situarem diferentes espaços e territórios em diferentes planos de identidade e gênero que ultrapassem fronteiras de inserção no mundo do trabalho. Observar de que maneira a mobilização social administra as práticas de convivência, a economia e outras formas de vida. Analisar como essas formas tornam essas binaridades operantes ou inoperantes.

O deslocamento das populações e seus espaços não podem mais serem entendidos como nos velhos termos das migrações e de supostas modernizações. Essas transformações vem ganhando terreno no surgimento de novas experiências sociais, práticas e circuitos,

Relacionados