Os hercules modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Hércules modernos: o trabalhador e sua relação com o trabalho
Os Hércules modernos
The modern Hercules: the worker and its relations with the work
Os Hércules modernos: o trabalhador e sua relação com o trabalho
Os Hércules modernos
The modern Hercules: the worker and its relations with the work
Eliana Maria Cunha de Castro, Mestre em Psicologia Clínica pela UNICAP/PE.
Ana LúciaFrancisco, Dra. em Psicologia Clínica pela PUC/SP.
Endereço:
Email:castrofun@globo.com
Endereço Editor: Universidade Estadual de Maringá –Depto de Psicologia – Revista Psicologia em Estudo. Av. Colombo, 5790. Maringá-Paraná, 87020-900. Fone/fax: 44 2614291 Email: revpsi@uem.br

RESUMO
Esta pesquisa objetiva compreender o sentido do trabalho dados pelos trabalhadores no contexto dos discursosorganizacionais. Para tanto procurou-se ouvir, através de entrevistas, funcionários de algumas empresas3 da cidade do Recife-PE.A entrevista adotou, como referência,uma pergunta norteadora: como é para você a experiência de ser trabalhador nesta empresa? As entrevistas possibilitaram a compreensão de como o trabalho assume diferentes significações e as complexas relações de poder que as organizaçõestramam, utilizando-se e criando dispositivos que aprisionam inconscientemente os trabalhadores. Em contrapartida, pode-se, também, constatar que os discursos organizacionais são, paradoxalmente, condição para a manutenção da saúde mental destes trabalhadores.
Palavras-chave: trabalho, subjetividade, intervenção clínica.

ABSTRACT

The research objective to understand the sense of the workgiven by the workers in the context of the organizationals speeches. For in such a way it was looked to hear, through interviews, employees of some companies of the city of Recife-PE.A interview adopted, as reference, a question: how it is for you the experience of being a worker in this company? The interviews make possible the understanding of as the work assumes different significations andthe complex relations of being able that the organizations conspire, using themselves and creating devices that the workers imprison unconsciously. On the other hand, it can also be evidenced that the organizationals speeches are, paradoxically, condition for the maintenance of the mental health of these workers.

Key words: word, subjectivity, clinical intervention.
INTRODUÇÃO

A idéiadeste estudo surgiu a partir de práticas em diferentes contextos: da experiência docente das disciplinas de Administração de Recursos Humanos, Comportamento Humano no Trabalho e Psicologia do Trabalho em cursos de nível superior; do atendimento a clientes em consultório clínico; e de assessoria em Recursos Humanos a empresas de diversos segmentos.
O serviço requisitado por tais empresas tem,geralmente,o objetivo de apoiar e acolher as demandas dos trabalhadores; entretanto, a atividade destinada ao psicólogo em muito se distancia do acolhimento ao trabalhador; o que se busca, implicitamente, através das ações implementadas pelos recursos humanos, é adequar o trabalhador ao trabalho.
A psicologia do trabalho em suas fases industrial e organizacional esteve atrelada à produtividade dasempresas, adotando uma orientação tecnocrática e, embora afirme-se que na fase atual, a dimensão do trabalho é reconhecida como elemento constitutivo próprio do ser humano, colocando-se o enfoque clínico como indispensável à compreensão deste fenômeno, parece-nos, ainda, que o profissional de psicologia encontra-se preso a uma prática newtoniana-cartesiana, ou seja, reducionista e excludente.
Apsicologia, enquanto saber é, pois, direcionada nas organizações, para tratar dos casos de falha humana, sendo a falha entendida através de uma lógica estratégica, culpabilizando seu autor. Diante desta perspectiva, o psicólogo, também cativo de uma lógica estratégica, passa a atuar de forma distorcida; ao se submeter às práticas exigidas pela organização, não questionando o seu papel, inverte a...
tracking img