Os grupos etnolinguísiticos de angola

1806 palavras 8 páginas
INDICE

INDICE 3 INTRODUÇÃO 4 1-VISÃO GERAL DOS GRUPOS ETNOLINGUÍSTICOS DE ANGOLA 5 1.1- Os Ovimbundu 6 1.2- os Ambundu 7 1.3- OS BakongoS 7 1.4- Os CôkweS 8 1.5- Os Ovambo 9 2- população caucasiana 10 CONCLUSÃO 11 BIBLIOGRAIA 12

INTRODUÇÃO

A abordagem conceptual da categoria etnia, e as acções práticas dela derivadas, encontram-se, em Angola, profundamente matizadas pelo paradigma colonial. Sabe-se que em Angola os vários grupos étnicos, tal como aconteceu noutras paragens, foram agrupados em função de critérios linguísticos o que, durante o regime colonial, permitiu utilizar tal facto para um maior domínio e exploração dos mesmos.
A História e a Antropologia angolanas dizem-nos que a diferença fundamental entre os noves grupos étnicos mais representativos angolanos é de ordem linguística. Daí que se torna relevante olharmos para Angola como uma sociedade multicultural onde existe uma maioria, ou grupo maioritário, e as minorias. O grupo maioritário é constituído pela comunidade angolana de origem Bantu que coexiste com as minorias não-bantu (de origem africana e europeia).
É sobre esta temática que se versam as páginas que se seguem, com as localizações e limitações geográficas destes mesmos grupos etnolinguísticos.

1-VISÃO GERAL DOS GRUPOS ETNOLINGUÍSTICOS DE ANGOLA

À semelhança dos demais países africanos, em Angola as línguas originalmente faladas, são as dos povos indígenas residentes na região. A implantação geográfica destes povos, hoje designados como etnias, no fim da era colonial apesar das vicissitudes das décadas pós-coloniais, sua distribuição espacial continua no essencial inalterada. Como é sabido, a maioria dos angolanos – perto de 90% – é de origem bantu, para os quais a palavra tem primazia e nada se mantém nem vive sem ela. Este facto, é a razão pela qual para a bantu a língua é o suporte cultural daí que sempre mereceu um acompanhamento adequado, por parte de cada grupo étnico bantu.
Os principais grupos étnicos de Angola

Relacionados

  • Situação sociolinguística de Angola
    1041 palavras | 5 páginas
  • situação
    9100 palavras | 37 páginas